Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Assinatura do contrato do crédito estiagem será na próxima semana em Canguçu

Confira os assentamentos contemplados no município e a documentação que as famílias precisam apresentar:


Na próxima semana, de 3 a 5 de maio, o Incra/RS inicia a coleta de assinatura dos contratos para liberar o crédito emergencial em razão da estiagem, definido pelo Decreto nº 11.433, de 10 de março de 2023. O recurso de R$ 5,2 mil direciona-se aos agricultores em situação regular que moram nos assentamentos localizados nos municípios abarcados pela ação.

Em Canguçu, a assinatura acontece na quarta-feira (3) das 9h às 17h no Perseverantes da Luta. Os assentamentos contemplados, neste momento são: Quikuio, Da Costa/Mãe Terra, Pitangueiras, Salso, Palmeiras/Perseverantes na Luta, Guajuviras II/Novo Amanhecer, Arroio das Pedras e União. Os contemplados precisam apresentar documento de identificação, sendo recomendável que os dois titulares assinem o contrato quando o lote estiver em nome do casal.

O dinheiro será concedido via Banco do Brasil sem necessidade de abertura de conta. A quantia poderá ser sacada por meio do cartão disponível na agência, ou diretamente no caixa.

Vale ressaltar que o valor recebido pelas famílias deve ser ressarcido pelo beneficiado em parcela única com vencimento em três anos após recebimento.

O trabalho começa por Aceguá, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Herval, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado. A força tarefa para coletar assinaturas se estende até o mês de junho, atendendo a diferentes municípios a cada semana. A expectativa é assinar cerca de 1,9 mil contratos já nesta primeira semana – o benefício deve atender cerca de 8 mil famílias assentadas.

Agricultores assentados em áreas federais e estaduais têm direito ao recurso. Incra/RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR) estão atuando conjuntamente no roteiro – outros municípios onde existem somente assentamentos estaduais terão cronograma de assinaturas divulgado pela secretaria estadual.