Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Carros usados ultrapassam os carros zero em vendas no país

Levantamento da FGV aponta que a diferença é cinco vezes maior. Entenda os motivos desse aumento na procura de carros usados:


Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que a venda de carros usados no país passou a ser cinco vezes maior que a de carros novos. A pesquisa comparou a evolução do preço do carro novo com o salário mínimo. Em quatro anos, a diferença quase dobrou.

Foi comparada a evolução de preços de três modelos zero quilômetro, com motor 1.0 e itens básicos.

Em 2019, o valor médio era de R$ 30 mil e o brasileiro precisaria desembolsar 30 salários mínimos da época para sair de carro novo. Três anos depois, o mesmo carro passou a custar quase 70% a mais, o equivalente a 41 salários mínimos. Em 2023, o preço disparou mais uma vez – R$ 67 mil.

A disparada no preço dos carros nos últimos anos tem várias explicações. Vem desde o início da pandemia. Com o lockdown na China, maior produtor de componentes automotivos, faltou peça, aumentaram os custos de produção e do frete. A alta do dólar e a guerra na Ucrânia também impactaram.

Em 2022, a venda de carros usados foi cinco vezes maior que a de carros novos e a preferência tem sido por veículos com pelo menos 11 anos de rodagem.

Com a valorização dos usados, esse mercado também inflacionou. Muitas vezes, o cliente já chega na revenda de carros com um limite a ser gasto.