Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Um quarto dos imóveis do governo do Estado está desocupado e sem uso

Ferramenta do governo estadual foi lançada e detalhada nesta quarta-feira (3). Saiba como acessar:


Um levantamento inédito produzido pelo Palácio Piratini e já disponível para consulta pública revela que o Estado do Rio Grande do Sul é dono de 12.647 propriedades espalhadas pelo território gaúcho. O acervo inclui escolas, presídios, sedes de órgãos públicos, ginásios, parques e postos de saúde, por exemplo.

Um dos dados que mais chama a atenção é que, dentro do montante de imóveis do Estado, 3.253 propriedades estão sem destinação atualmente. Significa que 25,7% das construções e terrenos sob gestão de executivo estadual estão sem uso ou desocupados.

Além de mostrar os imóveis destinados (com uso) e não destinados (sem uso), o painel do governo do Estado mostra que 8.277 propriedades estão em zonas urbanas dos municípios, enquanto 4.370 estão nas zonas rurais. A plataforma permite pesquisar o município, o bairro/distrito e o tipo de ocupação. Além disso, o mapa aponta que 331 imóveis estão em processo de alienação, com autorização para venda já concedida.

A divulgação atende a dois objetivos principais: dar transparência aos dados e tentar alavancar a possibilidade de uso dos imóveis.

A plataforma está disponível neste endereço: rsimoveis.rs.gov.br.

Evento de lançamento RS Imóveis. Foto: Maurício Tonetto/Secom