Copom mantém a Selic em 13,75% ao ano
Decisão acontece em meio à críticas do governo federal ao patamar da taxa de juros, o mesmo desde agosto de 2022. Entenda:
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (03), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar em vigor desde o início de agosto de 2022.
A decisão se deu em meio às persistentes críticas do governo federal ao atual nível da taxa de juros.
O Copom costuma se reunir a cada 45 dias para definir a taxa básica de juros da economia. Esta é a terceira reunião do grupo em 2023. É também a sexta vez seguida em que o comitê se reúne e decide pela manutenção da taxa – o resultado já era esperado pelo mercado.
Críticas
A avaliação do governo federal é de que o atual patamar da Selic inibe o crescimento da economia.
Em evento com centrais sindicais em celebração ao Dia do Trabalho (1º), o presidente Lula associou o nível da Selic ao desemprego e disse que a taxa de juros é parcialmente “responsável” pela situação do país.
Por outro lado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem defendido que o Copom atua de forma técnica para atingir as metas de inflação.
Desde 2021, o Banco Central possui autonomia operacional para definir a política monetária com objetivo de controlar a inflação.