Maio Amarelo: campanha de conscientização para reduzir os acidentes de trânsito
Em Canguçu, a semana foi marcada por atividades educativas no trânsito. Saiba mais:
A Campanha do Maio Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população para que haja a redução dos acidentes de trânsito. É um movimento internacional e que, no Brasil, está em sua 10ª edição com o tema “No trânsito, escolha a vida”.
Os acidentes e mortes no trânsito ainda são uma realidade alarmante no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade como um todo.
É necessário adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias.
Na última semana, a campanha teve espaço no centro da cidade, promovida pelo CFC Canguçu com apoio da Brigada Militar, Prefeitura e do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança (GGI). Foram realizadas atividades educativas, com a intenção de sensibilizar os motoristas e pedestres sobre a importância do cuidado no trânsito.
Os entes promotores da Blitz Educativa dão algumas dicas para os motoristas adotarem no trânsito:
1. Use Cinto de Segurança;
2. Proteja as crianças com equipamentos de Segurança;
3. Respeite os pedestres;
4. Se beber, não dirija;
5. Respeite os ciclistas;
6. Obedeça aos limites de velocidade;
7. Motociclista, use o capacete;
8. Respeite as vagas especiais;
9. Não use o celular enquanto dirige;
10. Respeite seus limites.
Em 2021, em Genebra, a OMS lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, que tem a meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.