Câmara dos Deputados instala três CPIs
Além das três Comissões Parlamentares de Inquérito, instaladas na quarta-feira, outra está prevista para a próxima terça. Confira quais são elas e seus objetivos:
A Câmara dos Deputados instalou três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na quarta-feira (17). Os três colegiados vão apurar invasões do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); manipulações em jogos de futebol; e inconsistências no balanço das Americanas. Os trabalhos já podem ser iniciados.
Na CPI do MST, os membros elegeram o deputado Coronel Zucco (Republicanos-RS) como presidente do colegiado. Ele indicou Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro, para ocupar a relatoria.
Para a comissão que apura a manipulação de resultados em partidas de futebol, foi eleito o deputado Julio Arcoverde (PP-PI) para a presidência. Felipe Carreras (PSB-PE) será o relator.
A CPI das Americanas terá como presidente Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e o relator será Carlos Chiodini (MDB-SC).
As três comissões, segundo o regimento da Câmara, terão prazo de 120 dias, prorrogável por até 60, para conclusão de seus trabalhos.
CPI dos Atos Golpistas
As lideranças partidárias desaceleraram, nos últimos dias, o ritmo e a pressão para a CPI dos Atos Golpistas.
Ainda assim, segundo o deputado Arthur Maia (União-BA), indicado pelos líderes para ocupar a presidência da comissão, o colegiado deve ser instalado na próxima terça-feira (23).