Entrevista: Geovane Klipel deixa a Delegacia de Polícia de Canguçu
Após comandar a delegacia por cerca de 10 meses, Klipel passa a titularidade para Lauro Lonardi de Souza. Como despedida, Geovane conversou sobre sua passagem pela cidade com o Canguçu Online. Confira:
A Delegacia de Polícia Civil de Canguçu tem novo comando. Lauro Lonardi de Souza assumiu, neste mês, a titularidade de Delegado de Polícia no município.
O Delegado Geovane Klipel, que comandou a coorporação canguçuense por cerca de 10 meses -desde agosto de 2022- foi transferido para Pelotas. Mineiro, natural de Ipatinga, conta ao Canguçu Online que estava em Porto Alegre onde iniciou o curso de formação em fevereiro de 2022 e que, após o término, foi designado para Canguçu.
Sobre sua passagem na cidade, Klipel conversou com o Canguçu Online, confira a entrevista:
Canguçu Online: Quanto tempo estás na corporação? Tens passagens por outras cidades?
Delegado Geovane Klipel: Na Polícia Civil do Rio Grande do Sul a minha primeira lotação foi na Acadepol (Academia de Polícia) de Porto Alegre, quando aconteceu a designação para Canguçu. Eu sou policial há 16 anos, era Delegado em Minas Gerais, trabalhei lá por três anos e, antes disso, era policial militar em Minas Gerais. Saí da coorporação, da Polícia Militar de Minas Gerais, como segundo sargento.
Canguçu Online: Delegado, qual foi o sentimento quando fosses designado para Canguçu?
Delegado Geovane Klipel: A designação do delegado é um momento de grande apreensão, mas, acaba que, como eu já vinha de outras designações em Minas Gerais, conhecendo cidades do interior e também grandes cidades, eu recebi com muita animação e sempre encarei como se fosse um novo desafio. Pelas pesquisas que fiz, nas prévias pela internet, pude ver que era uma boa cidade e também peguei referência do delegado anterior, Delegado César, que me passou excelentes referências. Então, quando fui designado fiquei bem tranquilo quanto à nova cidade e sabia que seria um bom local para trabalhar e também para estar com a minha família, que também veio comigo para Canguçu, inclusive.
Canguçu Online: Neste tempo de trabalho na cidade, o que consideras que foi teu maior desafio?
Delegado Geovane Klipel: No campo pessoal, é claro que a questão da distância da família, embora eu tenha vindo com minha esposa e filho, acaba que minha mãe, irmãos, avós ficaram em Minas Gerais. O grande desafio é superar a saudade e continuar em frente.
No aspecto profissional, creio que o grande desafio de todo delegado é você, realmente, conseguir atender às demandas da sociedade. Na delegacia, todo dia você tem um grande número de registros de ocorrência, dos crimes mais simples aos mais graves. Então o grande desafio foi esse: dar resposta para a sociedade e conseguir fazer um bom trabalho, mesmo diante de uma grande demanda apresentada.
Canguçu Online: E que momentos tu elencarias como os mais marcantes da tua passagem por aqui?
Delegado Geovane Klipel: Um dos grandes momentos foi, assim que eu cheguei, o discurso de posse que eu fiz, foi bem emocionante e me marcou bastante como um momento muito significativo também para minha família.
No aspecto profissional, teve a questão de uma prisão que a gente fez de um grande abigeatário que estava tirando o sossego dos moradores do interior e, um dia depois da prisão, foi um pai de família, trabalhador com a esposa e uma criança recém nascida, lá na Delegacia e, muito emocionado, se mostrou grato. Segundo ele, fazia 30 dias que não conseguia dormir e, no dia que efetuamos a prisão do indivíduo, ele conseguiu dormir. O preso já tinha ido na casa deste senhor, certa vez viu o homem tentando furtar, sofreu ameaças com arma e que naquele momento estava tranquilo. Foi um momento bem marcante.
E outra grande operação que a equipe fez em apoio a uma vítima de estelionatário, onde teve R$ 250 mil furtados e o indivíduo comprou caminhonete, moto, e nós conseguimos recuperar os objetos. A vítima esteve na Delegacia muito grata e emocionada, nos agradecendo.
Fora isso, os momentos marcantes foram todas as demonstrações de carinho com que fomos recebidos pela comunidade de Canguçu. Essa recepção marcou também minha esposa e meu filho.
Canguçu Online: Qual a marca que Canguçu deixou em ti, pessoal e profissionalmente?
Delegado Geovane Klipel: Pessoalmente, com certeza foi todo o carinho que a população externou, tanto à mim como à minha família. Nós tivemos bons momentos na cidade e a gente realmente viveu a rotina de Canguçu e, onde quer que a gente passasse ali, seja no supermercado, em uma farmácia, açougue, me reconheciam e a família também, então sempre trataram a gente com muito carinho.
E profissionalmente, nós tivemos várias grandes operações da Polícia Civil e conseguimos ali prestar um bom serviço. Esse reconhecimento, também profissional, da população, Câmara Municipal e Prefeitura fica marcado.
Canguçu Online: Como estás com a partida? Quais são teus próximos passos?
Delegado Geovane Klipel: A despedida sempre marca muito a gente, até porque você cria afinidade com a cidade, com a equipe de trabalho, então esse momento da partida é bem doloroso. Mas, a gente sempre segue em frente. A gente entende que a demanda é da Polícia Civil e, ainda mais em um cargo de gestor, você precisa atender às demandas da instituição. Então, atualmente, fui removido para a cidade de Pelotas, onde irei trabalhar. É um momento de apreensão, mas, assim como quando eu fui designado para Canguçu, além das apreensões você também tem um incentivo e você sabe que coisas boas virão também daquela designação. É o que eu estou sentindo agora: vou pegar uma nova Delegacia, uma nova equipe e a gente vai seguir o roteiro, que é fazer um bom trabalho e se dedicar à comunidade pelotense e, quem sabe em um futuro próximo, retornar a Canguçu.
Canguçu Online: Como era teu relacionamento com sua equipe de Canguçu?
Delegado Geovane Klipel: A equipe de Canguçu… é até difícil falar, né… são profissionais excepcionais, sempre estiveram do meu lado e apoiando as tomadas de decisões conjuntas. Tínhamos essa proximidade e eles superaram as minhas expectativas. Apesar de ser uma demanda grande, os agentes e todos ali contribuíam diariamente com o sucesso – tanto das investigações como das prisões -. É uma equipe incrível, sem dúvida alguma vou sentir saudade dos profissionais. Eu sempre brincava com eles, que eles eram meu “dream team” [time dos sonhos], então a gente tinha nesse ambiente muito carinho e amor entre os profissionais. Só elogios!
Canguçu Online: Delegado, deixa um recado para a população canguçuense que acompanhou teu trabalho!
Delegado Geovane Klipel: O agradecimento final é realmente um obrigado por toda a receptividade, por todo carinho que eles externaram por mim e pela minha família e, também, por todo respeito e reconhecimento que eles demonstraram à Polícia Civil durante toda a minha estada como gestor local da Delegacia. Como delegado, meu gabinete estava sempre aberto, então eu vi várias e várias pessoas, tanto da área central como da área rural, demonstrando confiança no nosso trabalho e realmente o respeito à instituição. O carinho transbordava por onde quer que eu passasse, então deixo aqui meu agradecimento.