Brasil registra mais dois casos de gripe aviária em aves silvestres
Animais foram identificados na zona rural do Espírito Santo e no litoral do Rio de Janeiro. Agora, são cinco casos confirmados no país
O Ministério da Agricultura confirmou, no sábado, a ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em mais duas aves silvestres no Brasil. Com isso, sobe para cinco o número de casos no país, mas nenhum em humanos.
Um dos novos casos ocorreu no Espírito Santo, em uma ave da espécie Thalasseus Maximus (nome popular trinta-réis-real) encontrada na zona rural do município de Nova Venécia. A outra ave com o vírus H5N1 é da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando) e foi identificada em São João da Barra, na área litorânea do Rio de Janeiro.
Um homem de 61 anos, funcionário de um parque municipal de Vitória onde foi encontrada uma das aves com resultado positivo para IAAP, já foi liberado do isolamento.
O Ministério da Saúde orienta que, em casos de contatos com aves infectadas e apresente sintomas gripais, o cidadão deve informar imediatamente ao serviço de saúde para que sejam adotados os protocolos de monitoramento e análise laboratorial.