Canguçu, domingo, 24 de novembro de 2024
Menu

Canguçu está em alerta para baixa cobertura vacinal da população

Aumento de casos de síndromes gripais e de internações no município também preocupam


Na segunda-feira (22), a Prefeitura de Canguçu realizou uma coletiva de imprensa para explicar à população sobre o panorama da saúde do município. Estiveram presentes o prefeito Vinicius Pegoraro, o secretário de Saúde, Eliézer Timm, a gestora do Hospital de Caridade de Canguçu Miriam Neutzling, a Coordenadora da rede de vacinação da cidade, Aline Schiavon e Laura Bierhals, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Canguçu.
Foram enfatizadas a alta demanda nos serviços públicos de saúde e as ações que podem ser tomadas pela população para colaborar com a melhora deste cenário.

De acordo com o secretário de Saúde, a procura pela vacina contra a influenza é baixa e, com isso, há a identificação de um novo perfil de pacientes em Canguçu: crianças que nasceram durante a pandemia e que ainda não tiveram contato com o vírus da influenza. Neste caso, há complicações decorrentes de não serem vacinadas e seu sistema imunológico ter o primeiro contato com a doença.

Além disso, outro ponto de extrema importância, e consequência da baixa cobertura vacinal, é a alta demanda nos serviços de especialidades. Timm reforçou o pedido para que a população leve as crianças para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de Estratégia em Saúde da Família (ESFs), que estão aptas a fazer o atendimento. Em caso de necessidade, o médico responsável fará o encaminhamento do paciente para o atendimento especializado. Desta forma, a população pode colaborar descentralizando e desafogando a Unidade Materno Infantil, que encontra-se com uma grande demanda para o período.

O vírus Influenza, que transmite a gripe, circula com muita rapidez para o período, que ainda não é o de maior incidência de síndromes gripais, uma vez que o frio rigoroso ainda não chegou à Canguçu. Outro pedido do secretário Eliézer à população, é para que higienizem as superfícies e mãos, que deixem os ambientes bem arejados e que, ao identificar a presença de algum sintoma gripal, que a pessoa opte por utilizar máscara, evitando de propagar o vírus.

No momento, o Hospital de Caridade de Canguçu tem 10 leitos pediátricos ocupados por crianças com infecções respiratórias agudas.

Vacinação

A coordenadora de imunizações Aline Schiavon reiterou a obrigação dos pais (prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente) de levarem seus filhos e crianças sob sua tutela para serem vacinados, podendo ser autuados em caso de descumprimento. Aline reforçou, também, que crianças com sintomas gripais leves podem ser vacinadas contra a influenza.

As vacinas podem ser encontradas nos seguintes locais em Canguçu:

– Unidade Materno Infantil, todos os dias, das 8h às 16h.
– ESF Triângulo, Vila Nova e Vila Fonseca, das 8h às 15h.
– UBS da zona rural: disponível nos dias de atendimento na localidade.

Testagem para detectar o coronavírus

Neste momento, a testagem para detectar o vírus da Covid-19 acontece de forma distinta da pandemia: é feita nos grupos prioritários, que são idosos, gestantes, puérperas e pessoas com múltiplas comorbidades. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, há um caso ativo de Covid-19 que está em processo de recuperação em Canguçu.