Apuração do Censo Demográfico 2022 terminou neste domingo
Os primeiros dados sobre a população brasileira serão divulgados pelo IBGE em junho. Relembre a situação de Canguçu
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou neste domingo (28) a etapa de apuração de dados do Censo Demográfico 2022. A coleta de informações foi uma das ações finalizadas e o instituto estima que a divulgação dos primeiros resultados ocorrerá em um mês, no dia 28 de junho.
O plano do IBGE é chegar até o fim de dezembro com cerca de 80% a 90% do censo divulgados.
O início da coleta de dados do censo começou em 1º de agosto de 2022. O Brasil costuma realizar o Censo Demográfico a cada dez anos. É a única pesquisa domiciliar que vai a todos os 5.570 municípios do país. O objetivo é oferecer um retrato da população e das condições domiciliares no país.
Situação de Canguçu no Censo
Desde que foram divulgados resultados preliminares sobre a população total de Canguçu, o executivo local contesta a perda populacional.
O município chegou a mobilizar a população para que respondessem aos recenseadores do IBGE e que utilizassem o Disque-Censo (pelo telefone 137).
Ainda assim, a estimativa de 48,8 mil habitantes em Canguçu -em comparação aos 56 mil estimados em 2021- poderá representar uma redução no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, com perda de cerca de R$ 5 milhões.
O prefeito Vinicius Pegoraro afirma que será realizado um levantamento de dados próprios por Canguçu, para que se tenha subsídios para contrapor as informações do IBGE. Está prevista a mobilização de agentes das secretarias de Saúde, Educação e Agricultura para o levantamento populacional. O executivo ainda garantiu, na última semana, que irá formalizar um pedido de esclarecimento sobre a metodologia e os dados coletados pelo IBGE.