Suspeita de gripe aviária em funcionário da Estação Ecológica do Taim é descartada
Funcionário do ICMBio estava em isolamento após apresentar sintomas. Saiba como humanos podem pegar a doença
O exame para investigar o casos suspeito de gripe aviária em um funcionário do ICMBio da Estação Ecológica do Taim, teve resultado negativo. A informação foi confirmada na noite de quarta-feira (31) pela Secretaria Estadual de Saúde.
O resultado foi notificado pela Fiocruz ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde. O homem estava em isolamento após apresentar sintomas de gripe aviária e ter material coletado para análise clínica.
De acordo com o ICMBio, o funcionário teve febre na primeira noite e no outro dia não teve mais, mas, por ser uma área de gripe aviária e pelo protocolo da Secretaria da Saúde, ficou isolado e passa bem.
Transmissão em humanos é difícil
O vírus da Influenza Aviária não infecta facilmente humanos e de modo geral. Ainda assim, há o risco de ocorrência de casos humanos. Também não há evidências de que a doença possa ser transmitida às pessoas por meio de alimentos devidamente preparados e bem cozidos.
A transmissão ocorre por meio de aerossóis ou secreções (respiratórias, fezes, fluidos corporais) de aves infectadas, e pode ocorrer por contato direto ou indireto.
Orientações
– Comunicar imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial a ocorrência de aves com sinais respiratórios, neurológicos, digestivos ou alta mortalidade, inclusive em aves silvestres.
– Não tocar nem recolher aves ou animais silvestres mortos, que sejam encontrados ou não em ambientes silvestres, sem Equipamentos de Proteção Individual.