Canguçu, domingo, 24 de novembro de 2024
Menu

Leite pago ao produtor rural sobe 2,4% em abril

Consumo fraco e importações ainda elevadas devem inverter tendência de alta no produto


O preço do leite pago aos produtores rurais em abril deste ano chegou a R$ 2,8961 o litro na média do país, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP. Isso representa um aumento de 2,4% frente ao mês anterior e de 9,3% na comparação com abril de 2022. Com isso, o litro do leite cru acumula alta real de 11,8% neste ano.

Com o encarecimento da matéria-prima, os laticínios repassaram a valorização do leite cru ao preço dos lácteos para distribuição. A pesquisa do Cepea em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) mostra que as cotações médias do UHT, do queijo muçarela e do leite em pó fracionado aumentaram. O consumo, porém, continuou fraco e as cotações de maio apontam tendência de queda.

A expectativa do setor é de que, em maio, se inverta a tendência no preço do leite pago ao produtor. Enquanto há queda do consumo doméstico, as importações de lácteos seguem bastante elevadas. Em abril, as compras externas despencaram 30,3% na comparação com o mês anterior, mesmo assim o volume importado foi três vezes maior ao registrado no mesmo mês do ano passado.