Canguçu, domingo, 24 de novembro de 2024
Menu

Prefeito posiciona-se sobre publicação do governo federal contra a produção de tabaco

OMS considera o dia 31 de abril como Dia Mundial Sem Tabaco. Publicações contrárias à produção levaram ao posicionamento do prefeito Vinicius Pegoraro. Confira:


Na última quarta-feira (31), o governo federal publicou em seu portal oficial posicionamentos relativos ao Dia Mundial Sem Tabaco. O teor dos posicionamentos, contrários à produção -que é a base de mais de 5,3 mil produtores de Canguçu– causou indignação e levou ao posicionamento do prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, que é também o presidente da Amprotabaco. Confira:

É necessário ampliar os conhecimentos para não ocultar da comunidade a verdadeira realidade. Esse recado é para o Governo Federal, pois a campanha publicitária divulgada essa semana erra e muito quando ataca a produção de tabaco e tenta criar uma narrativa descolada da realidade.
Além dos inegáveis ganhos econômicos gerados pela produção, nós estamos falando de uma cadeia produtiva que trabalha muito o respeito à Legislação Trabalhista, o cuidado ao Meio Ambiente, e também o cuidado às Crianças e os Adolescentes, além de criar ações de fomento a diversificação da cultura e também da produção de alimentos.
Aqui no sul do Brasil, 488 municípios se desenvolvem economicamente e socialmente através da produção de fumo. E uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os dados apontam que a área plantada de tabaco representa apenas 23% da área média das propriedades rurais, mas representa 52% da renda desse produtor.
Aqui, nós vamos seguir defendendo a cadeia produtiva, pois a narrativa apresentada pelo Governo está bem longe da realidade que a gente vive nos nossos municípios”, disse Pegoraro através de um vídeo publicado em suas redes sociais.

Saiba quais são as matérias da campanha contra a produção de tabaco que o Prefeito se refere clicando nos links abaixo:

Tabaco destrói rendas de famílias brasileiras, ocupa áreas de produção de alimentos e agride Planeta

 

Saúde lança campanha para incentivar produção de alimentos sustentáveis em substituição ao cultivo do tabaco