RS tem menor número de homicídios em um mês desde 2010
Feminicídios e latrocínios também apresentaram queda
O Rio Grande do Sul registrou queda nos crimes contra a vida em maio. Homicídios, feminicídios e latrocínios tiveram redução no mês passado, na comparação com o mesmo período de 2022.
Com relação aos homicídios, o Estado também registrou o menor número de casos para um mês, pelo menos desde 2010 — ano em que houve uma integração no sistema e os dados começaram a ser contabilizados da forma atual, que permite cruzá-los de maneira fidedigna, por isso, é o período é usado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-RS) para comparação.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (5) pela SSP-RS e apontam que, em maio deste ano, foram 106 casos de homicídio no RS, contra 133 no mesmo período de 2022, o que representa queda de 20,3%.
A SSP atribui a queda ao reforço das ações policiais para o combate à criminalidade e ao trabalho integrado das instituições de segurança. Destaca também a entrega de mais de cem viaturas para agentes, “garantindo o patrulhamento ostensivo, com, pelo menos, uma viatura em cada um dos 497 municípios gaúchos”. Segundo a SSP, também foram realizados investimentos em tecnologia e inteligência, além do chamamento de 1,3 mil novos servidores para a área da segurança pública, entre brigadianos, policiais civis, bombeiros e policiais penais.