Vereador de Canguçu profere falas racistas à servidora durante sessão da Câmara
Caso envolvendo o vereador Xico Vilela (PP) aconteceu após votação de projeto que extinguia cargo de auxiliar de enfermagem
O vereador de Canguçu Francisco Romeu da Silva Vilela (PP), conhecido como Xico Vilela, proferiu falas racistas e misóginas durante a sessão de segunda-feira (5) da Câmara Municipal. Com o microfone aberto, ele foi ouvido chamando uma servidora que acompanhava a sessão de “neguinha” e “puta”.
O caso aconteceu após a votação da quarta pauta do dia, que discutia a extinção do cargo de auxiliar de enfermagem e o reenquadramento dos atuais ocupantes da função na cidade. No momento em que a sessão estava suspensa, Vilela fez referência a uma das auxiliares de enfermagem que acompanhavam a sessão em conversa com o também vereador Ubiratan Rodrigues.
Nas redes sociais, o Progressistas, partido do vereador, emitiu uma nota em que afirma que se trata de um “ato isolado que em nada reflete a ideia e a conduta da Executiva” da sigla. A Câmara de Vereadores de Canguçu afirmou que seguirá os trâmites regimentais do caso.
Procurado pela equipe do Canguçu Online, o vereador Xico Vilela ainda não respondeu ao contato.