Mais de mil cabeças de gados morrem de frio no MS
Estimasse que prejuízo se aproxime dos R$ 3 milhões
Desde quarta-feira (14), 1.071 cabeças de gado sucumbiram ao frio intenso em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), os prejuízos para os fazendeiros podem chegar a aproximadamente R$ 3 milhões.
Especialistas explicam que as mortes dos animais se devem a uma forte hipotermia e o gado pantaneiro pode ser ainda mais afetado pela baixa temperatura.
A maior parte das mortes foi constatada na região da Nhecolândia, localizada no Pantanal sul-mato-grossense. As equipes da Iagro estão fazendo uma varredura nas fazendas onde há indícios de morte por hipotermia, e até agora, confirmaram 1.071 casos.
Informações do Inmet revelaram que na madrugada de sexta-feira (16), a temperatura caiu para 11°C em Corumbá, com a sensação térmica ainda menor: 9°C.
“As temperaturas mais baixas deste ano foram registradas. E é provável que tenhamos mais mortes hoje”, declarou Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro.
Entretanto, Ingold afirmou que a morte de animais devido ao frio não é um fenômeno incomum na região do Pantanal e já houve registros de casos semelhantes anteriormente
Fonte: Portal G1