Canguçu, sábado, 23 de novembro de 2024
Menu

Do leitor: como foi a excursão de produtores interessados no cultivo de citros orgânicos e técnicos da EMATER

Comprometido em dar voz à comunidade canguçuense, o Canguçu Online divulga a seguir a excursão de produtores interessados no cultivo de citros orgânicos e técnicos da EMATER. Confira o relato de James Pureza: Prezados, dando seguimento ao projeto de produção de citros orgânico em sistema cooperativo com a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do […]


Comprometido em dar voz à comunidade canguçuense, o Canguçu Online divulga a seguir a excursão de produtores interessados no cultivo de citros orgânicos e técnicos da EMATER. Confira o relato de James Pureza:

Prezados, dando seguimento ao projeto de produção de citros orgânico em sistema
cooperativo com a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí
(ECOCITRUS), destacamos o seguinte:

No último dia 13 de junho, ocorreu uma excursão de produtores interessados no cultivo
de citros orgânicos e técnicos da EMATER de 5 municípios vizinhos (Arroio do Padre,
Canguçu, Morro Redondo, Pelotas, Piratini). A prefeitura municipal de Canguçu
também se representou na pessoa do Eng. Agrônomo Michel Aldrighi.

Sobre o dia! Na chegada, o grupo foi recebido com um saboroso café da manhã na sede da agroindústria, onde os representantes da Ecocitrus deram as boas-vindas e explicaram ao grupo sobre as demandas/necessidades de aumentarem a produção de citros orgânicos da cooperativa. Além destes assuntos, Renato Schommer e Mateus Knob fizeram um pequeno relato sobre a história da cooperativa nos últimos 29 anos. Durante a caminhada do grupo no interior da agroindústria, foram visitadas todas as fases do beneficiamento, ou seja: recepção das frutas, processamento, envasamento e expedição (câmaras frias). O pessoal pôde acompanhar também o carregamento de container de tambores de sucos concentrados para exportação. A ECOCITRUS beneficia atualmente, nesta unidade, 3 mil toneladas de bergamota e 6 mil toneladas de laranjas. Essas frutas são transformadas em sucos, óleos essenciais e polpas (ambos orgânicos).

Após conhecer todas as estruturas de beneficiamento/produção, o grupo se deslocou para a usina de compostagem, na qual fomos recebidos pelos srs. Marcos Lottermann e Albari Pedroso, associados e responsáveis pela gestão da unidade e produção do composto orgânico, base principal da fertilização dos pomares dos cooperados. A usina absorve resíduos orgânicos de Montenegro, municípios vizinhos e da grande Porto Alegre. O processo de tratamento de resíduos orgânicos resulta em composto orgânico, biofertilizante líquido e biogás (utilizado na geração de energia elétrica). Este serviço prestado pela ECOCITRUS além da importância ambiental, também é a “mola mestra” da produção de laranjas, bergamotas e limões orgânicos para fabricação de sucos e óleos essenciais.

Na parte da tarde, o grupo visitou a família Lottermann. Durante a visita a família se apresentou e contou como foi o ingresso da mesma na produção de citros orgânico e quais as vantagens e desvantagens que tiveram durante a caminhada. Falaram sobre sucessão familiar e trabalho cooperativo tanto entre a família, quanto com a Ecocitrus. O grupo pôde caminhar entre as plantas de citros (tangerinas, laranjas e limões), conhecer os silos de carregamento de frutas, acompanhar o manejo e o planejamento dos pomares; o espaçamento adequado das plantas; a poda de formação; poda de condução e poda de renovação, assim como, perguntar curiosidades da produção em sistema agroflorestal, degustaram frutas e receberam uma demonstração de como plantar as mudas corretamente, além de outras informações técnicas repassadas pelo Sr. Vilson Lottermann e sua esposa Cândida Lottermann.

Também acompanhou este evento o Eng. Agrônomo da cooperativa, Sr. Daniel Büttenbender, que falou sobre a certificação da produção de citros nas propriedades; dos princípios da produção orgânica seguidos pelos cooperados e do manejo adequado para minimizar o ataque de doenças e insetos praga nos pomares orgânicos.

Em resumo, podemos destacar que os participantes da excursão à ECOCITRUS voltaram discutindo sobre a importância da implementação de uma usina de compostagem nos municípios representados na excursão; também voltaram satisfeitos com a possibilidade de fazer parte da produção orgânica de sucos e óleos essenciais, isto é, fazer parte da família ECOCITRUS.

Para os próximos meses serão planejadas ações em parceria entre Agricultores(as), Ecocitrus, EMATER, prefeituras municipais e Instituições de pesquisa para que se forme uma grande rede na construção do sistema produtivo de citros orgânicos na nossa região. Alguns agricultores já estão se preparando para implantarem os pomares ainda este ano, a fim de consolidar a filiação junto à cooperativa e viabilizar a produção o mais rápido possível.

No meu ponto de vista (James Pureza), a semente para a consolidação de uma  nova oportunidade de renda para os agricultores locais, já foi plantada; agora é formar parcerias entre os próprios agricultores, as prefeituras, assistências técnicas e instituições de pesquisa para que este movimento se concretize em oportunidades e realizações de sonhos para jovens, adultos e idosos do campo. A produção de alimentos limpos e que preservem o meio-ambiente é um sonho totalmente possível de ser alcançado, é o que tem demonstrado nos últimos 29 anos a Cooperativa ECOCITRUS.

Equipe de Canguçu:
James Barbosa Pureza
Samuel Rodrigues Rutz
Rosemeri B. de Olanda