Defesa Civil Estadual alerta para chuvas intensas entre sexta e sábado
É previsto o avanço de uma frente fria que dará origem a um novo ciclone extratropical próximo à costa gaúcha
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na manhã desta sexta-feira (7), um alerta para a ocorrência de chuvas intensas em várias regiões do Estado. O órgão publicou também um boletim informativo com a previsão do tempo para sexta e sábado (8/7).
A Sala de Situação está monitorando, a todo momento, a intensificação das instabilidades sobre o Estado. O cenário previsto é o avanço de uma frente fria que dará origem a um novo ciclone extratropical próximo à costa gaúcha na madrugada deste sábado (8).
O primeiro alerta desta sexta, com vigência até as 15 horas, indica, além de chuvas fortes, a ocorrência de descargas elétricas, ventos de até 70 km/h e eventual queda de granizo no Centro, Oeste, Missões e Campanha. Conforme a previsão meteorológica, as chuvas intensas e volumosas podem gerar transtornos e risco de cheias no Estado.
“Se você mora em locais de risco, busque um local seguro. Vá para residências de amigos, familiares ou procure por abrigos oferecidos pela prefeitura de seu município”, recomendou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.
O boletim informa que, nesta sexta (7/7), as chuvas devem se intensificar pelo Oeste e Sul e avançar gradualmente para a Campanha, Centro, Vales e Leste gaúchos. Na madrugada e manhã de sábado (8/7), as chuvas devem continuar, com intensidade de moderada a forte entre o Centro, Vales e Leste gaúcho.
Com a atuação desse sistema, os ventos ganharão força, soprando constantes e com velocidades de 60 a 80 km/h no Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Com isso, o mar também ficará agitado, trazendo risco de ressaca. Ainda de acordo com a previsão, a tendência é que, no domingo (9/7), com o afastamento do ciclone, o tempo firme volte a predominar sobre o Estado e as temperaturas entrem em declínio. Os acumulados previstos ao final do ciclone devem ficar entre 80 e 120 milímetros, podendo atingir, pontualmente, 150 milímetros.
Os alertas da Defesa Civil são enviados diretamente para o celular das pessoas cadastradas no serviço de SMS 40199. Basta enviar uma mensagem de SMS para este número informando o CEP da sua residência. Os alertas também são publicados no site da instituição, bem como em suas redes sociais.
Para solicitar apoio ou socorro, os números de emergência são:
- 193 (Corpo de Bombeiros Militar)
- 190 (Brigada Militar).
Ações preventivas
Na quinta-feira (6), a Defesa Civil Estadual participou uma reunião, de forma remota, com a equipe da Defesa Civil Nacional e profissionais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Durante o encontro, foram explanadas as informações meteorológicas para os próximos dias e apresentadas as ações de prevenção que estão sendo adotadas pelo Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil gaúcha tem informado nos últimos dias sobre os riscos decorrentes dos transtornos associados ao ciclone, avisando sobre a possibilidade de cheias, enxurradas, queda de barreiras e deslizamentos. O órgão estadual pede o apoio dos cidadãos para uma ampla conscientização e confiança nos avisos técnicos emitidos pelos profissionais da Sala de Situação e do Centro de Operações da Defesa Civil Estadual (Codec) para prevenir a população.
Fonte: Governo RS