Leite denuncia ex-deputado Jean Wyllys por declarações homofóbicas
Nesta quarta-feira (19), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), formalizou uma denúncia no Ministério Público contra o ex-deputado federal Jean Wyllys, após um acalorado bate-boca no Twitter. O embate começou quando Wyllys criticou a decisão do governo gaúcho de manter escolas cívico-militares. Em sua declaração, o ex-deputado proferiu comentários considerados homofóbicos, […]
Nesta quarta-feira (19), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), formalizou uma denúncia no Ministério Público contra o ex-deputado federal Jean Wyllys, após um acalorado bate-boca no Twitter. O embate começou quando Wyllys criticou a decisão do governo gaúcho de manter escolas cívico-militares. Em sua declaração, o ex-deputado proferiu comentários considerados homofóbicos, afirmando que “gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”.
Em sua conta no Twitter nesta quinta-feira, o governador Eduardo Leite anunciou publicamente a denúncia e reforçou seu compromisso com a luta contra a homofobia, o preconceito e a discriminação. Ele enfatizou que independente da posição política ou ideológica, tais atitudes não podem ser toleradas na sociedade que ele defende.
Segundo Leite, a sociedade deve ser baseada em respeito e tolerância, julgando as pessoas por seu caráter, capacidade e honestidade, e não por características como cor da pele, crença religiosa ou orientação sexual.
A exemplo do que fiz quando fui atacado com declarações homofóbicas por Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro, decidi ingressar com representação contra Jean Wyllys pelas falas preconceituosas e discriminatórias contra mim. Entenda no vídeo a seguir. pic.twitter.com/3RpsfoeCPs
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) July 20, 2023