Canguçu, sábado, 23 de novembro de 2024
Menu

Temporais isolados e chuvas permanecem no Estado

Na região sul do RS, há a possibilidade de temporais até sexta (22)


Entre a quarta-feira e sexta-feira (20 e 22/09), as instabilidades atuam sobre o Rio Grande do Sul com risco de temporais isolados na maioria das regiões gaúchas, e chuvas volumosas até o final do evento na metade Sul, Missões, Centro, Sudeste e Região Metropolitana de Porto Alegre, trazendo transtornos por conta dos acumulados elevados.

Na quarta-feira (20), uma região de baixa pressão segue favorecendo o tempo severo com as chuvas moderadas a fortes associadas a descargas elétricas sobre parte da Campanha, Noroeste, Norte, Vales e Região Metropolitana. Além disso, nessas áreas, não se descarta temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h conforme as instabilidades se deslocam. Nas demais áreas, a chuva persiste e os acumulados podem variar entre 15 e 25 mm/dia.

 Na quinta-feira (21), as instabilidades voltam a se intensificar na maioria das regiões gaúchas, devido ao fluxo de umidade da Amazônia, a atuação de uma baixa pressão e a lenta passagem de uma frente fria pelo oceano. Assim, há risco de temporais isolados com queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h durante as tempestades em boa parte do Rio Grande do Sul. Os acumulados variarão entre 20 e 40 mm/dia na metade Sul, chegando pontualmente aos 50 mm/dia no Oeste, Campanha, Sudeste e Região Metropolitana.

Ao longo da sexta-feira (22), o fluxo de umidade vindo de norte, juntamente com uma região de baixa pressão e o deslocamento de uma frente fria sobre o oceano favorece o tempo severo na metade Sul do território gaúcho. Com isso, não se descarta temporais com eventual queda de granizo e rajadas de vento na Campanha, Sul, Centro, Vales, Região Metropolitana, Sul e Sudeste com acumulados entre 30 e 45 mm/dia, podendo ultrapassar pontualmente os 60 mm/dia.

 A tendência é que no final de semana as chuvas fiquem restritas às áreas da Campanha, Centro, Sul e Região Metropolitana, com condições de tempo severo e chuvas pontualmente volumosas. Os maiores acumulados devem ficar concentrados entre a Campanha, Sul e Sudeste gaúcho, ficando em torno dos 50 aos 90 mm.

A condição hidrológica nos principais rios do estado é de níveis elevados, com os rios Ibirapuitã, Santa Maria, Ibicuí, Uruguai (Itaqui e Uruguaiana), Sinos, Caí (Montenegro), Camaquã e Jacuí em cotas de inundação, porém com tendência à estabilidade. Os demais se apresentam em estabilidade ou declínio.

 Em virtude da previsão de precipitações volumosas, distribuídas ao longo do estado, nas regiões da metade Norte, faixa Leste, Campanha, Sul, Sudeste e Centro, estão previstas respostas hidrológicas nos rios dessas regiões, com a ocorrência de inundações gradativas com elevação dos rios principais e alagamentos onde a chuva apresentar elevada intensidade (volume elevado em pouco tempo).

É importante que a população fique atenta e se cadastre no sistema de alertas meteorológicos, para prevenção. Envie um SMS com seu CEP para o número 40199, em seguida receberá a confirmação, a partir daí estará apto a receber as informações.

Quaisquer atualizações sobre as previsões serão comunicadas pela Defesa Civil RS, juntamente com a Sala de Situação, através das suas redes sociais e site.

Fonte: Defesa Civil – RS