Canguçu, domingo, 22 de setembro de 2024
Menu

Tabelionato de Canguçu promove campanha sobre a escritura pública de doação de órgãos

Objetivo é proporcionar amplo e gratuito atendimento à população


No próximo sábado (30), das 14h às 17h, o Tabelionato de Notas, Protestos e Ofício dos Registros Especiais de Canguçu irá promover uma campanha que visa elucidar sobre a escritura pública de doação de órgãos. A ação é promovida pelo Tabelionato em parceria com o colégio notarial do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, os cidadãos poderão fazer a escritura pública declaratória de doação de órgãos gratuitamente. Isso por conta do Acordo de Cooperação para o incentivo da doação de órgãos e tecidos no estado, firmado em 5 de outubro de 2022, quando o CNB/RS criou a Central Notarial de Doação de Órgãos, um sistema gerido para possibilitar a interconexão e consulta pelos hospitais e a Central de Transplantes do RS.

O objetivo do projeto é proporcionar amplo e gratuito atendimento à população quanto à possibilidade da declaração, visando incentivar a doação de órgãos e tecidos, além de estabelecer a rotina de remessa de informações sobre os doadores de órgãos e tecidos à Central Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde do RS.

A manifestação de vontade por meio de escritura pública irá funcionar como mais uma ferramenta de convencimento para a família, visto que ainda será necessária a autorização da doação dos órgãos do familiar.