Seminário sobre Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar acontece em Canguçu
Objetivo principal é valorizar sementes crioulas e seus guardiões
Nos dias 6 e 7 de outubro, o município de Canguçu recebe, na Sede da AABB, a 10ª edição do Seminário de Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar. Esta é a primeira vez que o evento é realizado fora das dependências da Embrapa Clima Temperado (RS), integrando a programação da 11ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares. Neste ano, um dos objetivos centrais é a articulação de políticas públicas de apoio aos agricultores e à difusão das sementes crioulas. O Seminário também será transmitido on-line em www.youtube.com/embrapa.
No sábado (7), das 9h às 13h, serão realizadas mesas de apresentação e debate de novas perspectivas com relação às políticas públicas. O momento contará com a presença de representantes de cooperativas locais, da Emater/RS-Ascar, da Embrapa, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Organização das Nações Unidas (ONU)
A sexta-feira (6) será voltada a temas de interesse dos agricultores levantados junto às entidades que fazem parte da organização do evento. Das 9h às 18h, a programação aborda a conservação da agrobiodiversidade junto a guardiões mirins, indígenas e quilombolas; a comercialização de sementes crioulas, com destaque a logística, espaços virtuais e legislação; a conservação da biodiversidade no contexto do bioma Pampa; e o vínculo da alimentação com saúde, com destaque para diversidade alimentar, impacto de agrotóxicos e uso de plantas medicinais.
Ao fim do evento, será elaborado um documento – a Carta de Canguçu – que irá reunir o resultado das discussões e das visões dos órgãos públicos, bem como as necessidades apresentadas pelas entidades representativas dos agricultores. Além da Embrapa Clima Temperado, são responsáveis pela realização do evento o Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul (FAF), a Cooperativa União de Agricultores Familiares de Canguçu e Região, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), a Emater/RS-Ascar, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura de Canguçu.
Feira de Sementes
Paralelamente ao Seminário, nos dias 7 e 8 de outubro, das 8h às 17h, a Praça Central de Canguçu também recebe a 11ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares, onde serão expostos e comercializados produtos ligados à agrossociobiodiversidade e à agricultura familiar. O objetivo é promover a troca de sementes entre os agricultores e estimular o compartilhamento de saberes. A iniciativa é da Cooperativa União, com apoio da Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar e Capa.
Confira a programação do Seminário
DIA 6 DE OUTUBRO
09:00 – Abertura
09:15 – TEMA 1 – A CONSERVAÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE
09:30 – Experiências no universo do guardião mirim em sua relação com a escola
09:55 – A prática da conservação no mundo Guarani
10:20 – A diversidade dos cultivos quilombolas
10:30 – TEMA 2 – A COMERCIALIZAÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS
10:45 – Ferramentas virtuais de comercialização
11:10 – Oportunidades de logística na comercialização de sementes
11:35 – Legislação e agrobiodiversidade
12:00 – Debate
14:30 – As perspectivas ambientais
14:30 – TEMA 3 – O BIOMA PAMPA E A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
14:55 – Estratégias sociais na convivência com o Bioma
15:20 – Momento Musical
15:30 – TEMA 4 – ALIMENTOS E SAÚDE
15:45 – Diversidade alimentar e saúde
16:10 – Agrotóxicos e saúde
16:35 – Plantas medicinais e saúde
17:00 – Debates
DIA 7 DE OUTUBRO
09:00 – PAINEL: Políticas públicas e as sementes crioulas
09:00 – Perspectivas ante uma nova conjuntura
11:45 – Debates – Carta de Canguçu
13:00 – Encerramento
Fonte: Embrapa Clima Temperado