Canguçu, segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Menu

Estado financiará participação de empreendedores gaúchos na Expo Favela Brasil

RS destinará R$ 50 mil para custear a ida dos dez empreendimentos vencedores para representar o Estado no evento nacional


O governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), e a Associação de Desenvolvimento Social do Norte do Rio Grande do Sul assinaram, na quarta-feira (22), protocolo de intenções para financiar a participação de empreendedores gaúchos na Expo Favela Brasil. O ato foi realizado na sala de governança do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

A partir de um contrato de patrocínio, o Estado destinará R$ 50 mil para custear a ida dos dez empreendimentos vencedores da etapa regional para representar o Rio Grande do Sul no evento nacional, que será realizado entre 1º e 3 de dezembro, em São Paulo. A feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela, busca dar visibilidade a essas iniciativas e criar um espaço de encontro com possíveis financiadores.

O titular da STDP, Gilmar Sossella, felicitou os selecionados e destacou outras ações da pasta que também podem contribuir com o crescimento econômico dos negócios. “O microempreendedorismo é um potencial no nosso Estado. Parabéns por serem escolhidos e por mostrarem o Rio Grande do Sul a todo o país”, afirmou.

O diretor-executivo da Associação de Desenvolvimento Social do Norte do Rio Grande do Sul e representante da Central Única das Favelas (Cufa/RS), Roberto Machado Junior, ressaltou que a participação na Expo Favela Brasil é motivo de orgulho para a instituição. “Nós sabemos da potência dos empreendimentos sociais. Muito do que é produzido na base pode servir como solução para os desafios que o Estado encontra”, destacou.

“Eu também sou da periferia e sei como é árduo conquistarmos espaço e, principalmente, desenvolvermos um empreendimento”, frisou o diretor-adjunto de Trabalho, Emprego e Renda da STDP, Wellington Andrade, ao parabenizar os selecionados. Essa opinião é compartilhada pela empreendedora Gabi Valente. “Quando nós imaginaríamos ter essa oportunidade de mostrar os nossos trabalhos se tantas vezes os negócios periféricos não são vistos nem como empreendimentos?”, analisou Gabi.

Sossella também entregou certificados de reconhecimento para cada um dos vencedores do evento realizado em Porto Alegre em setembro e anunciou a intenção da STDP em continuar a parceria com a Cufa/RS para fomentar a edição da Expo Favela em 2024.

Os selecionados

  • Blaxp – Porto Alegre
  • Atelier Design Clau Estampas – Porto Alegre
  • Marfin Odontologia – Porto Alegre
  • Produtos Perla Santos – Porto Alegre
  • Agência Compromisso – Porto Alegre
  • Lobóticos – Porto Alegre
  • Gabi Valente Soluções – Porto Alegre
  • Mariri – Santa Maria
  • Persépolis – Porto Alegre
  • Kilombinho – Porto Alegre

Fonte: Governo do RS