Com o Sul do Estado em alerta, Secretaria da Saúde reforça apoio a hospitais
Na quinta-feira (9), a Prefeitura de Rio Grande construiu emergencialmente uma ponte para ligar o HU-FURG e a Santa Casa
Com as chuvas mais intensas e a situação de alerta no Sul do Estado nos últimos dias, a Secretaria da Saúde (SES) tem dado apoio emergencial e logístico a hospitais da região.
Em Rio Grande, o primeiro andar do Hospital Doutor Miguel Riet Corrêa Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), teve de ser desocupado na quarta-feira (8). A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o bloco cirúrgico e laboratórios foram transferidos para o segundo andar. Além da mudança dos equipamentos, foram levados para o local um gerador e um transformador auxiliar.
Na quinta-feira (9), a Prefeitura de Rio Grande construiu emergencialmente uma ponte para ligar o HU-FURG e a Santa Casa, visando manter o acesso ao hospital federal de forma segura.
Já em Pelotas o Hospital Universitário São Francisco de Paula, vinculado à Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), recebeu na terça-feira (7) e na quarta-feira (8) 3,5 toneladas de insumos para hemodiálise, enviadas pelo Hospital do Exército de Porto Alegre, em voo que partiu da Base Aérea de Canoas.
Os suprimentos permitem a continuidade do tratamento dos pacientes de Pelotas e de Caçapava do Sul, que vêm sendo atendidos no local. A operação foi realizada em conjunto com a SES e a Secretária Municipal de Saúde
De acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), os hospitais da região não apresentam problemas de abastecimento. A articulação e o apoio em caso de necessidade é feita pela equipe local da SES.
Fonte: Governo do RS