Rio Grande do Sul adere ao Programa Mais Acesso a Especialistas
Resolução assinada significa ampliação de oferta de cuidados integrados em especialidades com maiores demandas reprimidas
A titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, assinou, nesta sexta-feira (26/7), o documento que possibilita a adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do governo federal. Pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) extraordinária, a resolução 490/24 corresponde a uma das etapas do Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada. O objetivo é facilitar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia.
Elaborado de forma conjunta entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), as esferas municipais e estadual, o Plano de Ação Regional (PAR) do Rio Grande do Sul formaliza especialidades e referências regionais, bem como valor financeiro e quantitativo físico para Oferta de Cuidados Integrados (OCI). Cada OCI é um conjunto de procedimentos e dispositivos de gestão do cuidado inerentes a uma etapa da linha de cuidado para um agravo específico. Cada agravo de saúde e as especialidades correspondentes, que exigem múltiplos acessos a serviços de atenção especializada e a realização de várias consultas/exames especializados para concluir uma etapa do cuidado, terão uma OCI.
“A pactuação conta com participação efetiva do Cosems, que contribuiu com esse processo importante para a saúde dos gaúchos”, disse o presidente do conselho, Cacildo Delabary.
Fonte: Governo do RS