Massa de ar frio vai trazer ventos fortes ao Rio Grande do Sul no final da semana
De acordo com a Metsul Meteorologia, um ciclone extratropical vai causar intensas rajadas de vento
Um ciclone extratropical deve causar ventos fortes com risco de rajadas intensas no Rio Grande do Sul no final desta semana, acompanhando o ingresso de uma massa de ar frio de origem polar.
De acordo com a Metsul Meteorologia, uma área de baixa pressão atmosférica começa a se aprofundar na costa da província de Buenos Aires e dará origem a um ciclone extratropical que tende a se deslocar para Norte e Nordeste com impacto no Uruguai e no Rio Grande do Sul.
O sistema já está em formação na costa da província de Buenos Aires, em processo que é conhecido como ciclogênese (formação de ciclone) e que tende a se intensificar nas próximas horas. Ao longo desta quinta-feira (8), o centro do ciclone extratropical vai migrar para Norte e vai estar na foz do Rio da Prata, entre a província argentina de Buenos Aires e o Sul do Uruguai, instalando-se perto da costa da capital uruguaia e do departamento de Maldonado.
Na sexta (9), o centro do sistema move-se no sentido Nordeste e estará na costa do Rio Grande do Sul, junto ao Litoral Sul gaúcho. O ciclone deve estar muito perto da região do Chuí e da praia do Hermenegildo, trazendo vento muito forte a intenso. Na sequência, a tendência é que a área de baixa pressão perca organização e força à medida que o Sul do Brasil começa a sofrer a influência de um centro de alta pressão que acompanhará o ingresso de ar gelado.
VENTO NO RIO GRANDE DO SUL PELO CICLONE
Embora o vento já aumente e sopre moderado em algumas cidades da tarde para a noite desta quinta-feira no Rio Grande do Sul, a influência do sistema no estado será maior durante a sexta com rajadas fortes a muito fortes que podem ser localmente intensas no ingresso de uma massa de ar frio. O vento se intensifica em grande parte do Rio Grande do Sul com velocidade de 30 km/h a 50 km/h na grande maioria das localidades. No Sul e no Leste do estado, entretanto, pela maior proximidade do oceano e do centro do sistema, a tendência é que vente mais.
A previsão da MetSul Meteorologia indica rajadas de vento, em média, de 50 km/h a 70 km/h no Sul e no Leste do estado na sexta. Em setores da costa e da região da Lagoa dos Patos, o vento tende a ser mais forte com rajadas tão fortes quanto 70 km/h a 90 km/h no decorrer do dia.
Fonte: Metsul Meteorologia