Canguçu, quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Menu

Movimento SOS Agro: novo “tratoraço” acontece em Canguçu

Manifestantes acompanharam, ainda, a transmissão – direto de Brasília – de uma Audiência Pública que tratou sobre medidas de apoio aos produtores rurais gaúchos.


Na manhã desta terça-feira (13), moradores de Canguçu realizaram uma novo “tratoraço”, previsto pelo movimento ao SOS Agro. Após, os manifestantes acompanharam – em frente à Câmara de Vereadores – a transmissão da Audiência Pública, direto de Brasília, a qual tratou sobre medidas de apoio aos produtores rurais gaúchos.

O movimento SOS Agro RS, que ganhou força entre os produtores rurais do Estado, é um conjunto de ações que visam melhores condições para os agricultores em meio às dificuldades que vêm enfrentando na região, principalmente após as enchentes de maio.

Os manifestantes afirmam que o apoio federal ao setor é insuficiente. Uma Medida Provisória (1.247/2024), publicada no Diário Oficial da União em 31 de julho, é criticada também por não atender às necessidades urgentes dos produtores do agronegócio. A MP inclui a possibilidade de concessão de descontos nos financiamentos para produtores que sofreram perdas devido às enchentes, com duas faixas de cobertura, sendo: para perdas iguais ou superiores a 30% e iguais ou superiores a 60%.