RS terá tempo firme e temperaturas agradáveis nos próximos dias
Na próxima semana, o prognóstico para a próxima semana indica chuvas fracas, com possibilidade de se intensificarem para moderadas em pontos isolados nas regiões Sul
Os próximos dias no Rio Grande do Sul serão marcados pelo tempo firme, exceto em áreas próximas à divisa com Santa Catarina. É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico 42/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (18/10): um cavado em altos níveis se deslocará sobre o interior da Argentina em direção ao Paraguai, o que permitirá a possibilidade para a ocorrência de precipitação com intensidade variando entre fraca a moderada em partes das regiões Norte e Campos de Cima da Serra. Nas demais regiões, o tempo deverá seguir estável com céu claro, presença de nuvens e temperaturas agradáveis no decorrer do dia, em função do deslocamento gradual do anticiclone em superfície sobre o estado.
Sábado (19/10): o cavado em altos níveis do dia anterior aumentará sua amplitude e atuará sobre o Sudeste do Brasil, permitindo que o anticiclone migratório em superfície fique estagnado entre o Rio Grande do Sul e o Oceano Atlântico. Por conta disso, o tempo deverá permanecer estável com céu claro, presença esporádica de nuvens e temperaturas agradáveis no transcurso do dia.
Domingo (20/10): uma crista em níveis médios deverá se intensificar sobre o estado, mantendo, em superfície, o anticiclone sobre a mesma região do dia anterior. Nesse sentido, a configuração do tempo não deverá mudar em relação ao último dia, seguindo com estabilidade, céu claro e presença de nuvens, com temperaturas agradáveis durante todo o período do dia.
Segunda-feira (21/10): a mesma configuração atmosférica do dia anterior deverá se repetir, apesar do modesto deslocamento do anticiclone migratório em direção ao Oceano Atlântico. Porém o tempo deverá seguir estável, céu entre nuvens e temperaturas em elevação na maioria das regiões.
Terça-feira (22/10): um cavado em superfície se intensificará entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul, dando condições para que ocorram mudanças no tempo. O dia será marcado pela volta da instabilidade com precipitação de intensidade fraca sobre parte da Região Central, Região dos Vales, Noroeste, Norte e Missões e temperaturas em elevação.
Quarta-feira (23/10): o cavado em superfície do dia anterior estará associado a uma frente estacionária sobre o oceano, o que manterá o tempo instável, com condições para a ocorrência de precipitação, variando de intensidade fraca a moderada, ao longo da faixa entre a Fronteira Oeste e a Serra Gaúcha. Além disso, as temperaturas deverão ter um leve declínio no decorrer do dia.
O prognóstico para a próxima semana indica chuvas fracas, com possibilidade de se intensificarem para moderadas em pontos isolados nas regiões Sul, Oeste, Noroeste e Norte do estado. Os volumes previstos devem chegar a até 20 mm. No litoral e nas áreas centrais, não são esperadas precipitações durante o período.
Fonte: Governo RS