Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Ciclone extratropical atinge região Sul nesta semana

Chuva deve retornar nesta quarta-feira (23)


Um ciclone extratropical deve se formar entre o Uruguai e o Estado do Rio Grande do Sul, possivelmente entre a noite de quarta-feira (23) e a madrugada de quinta-feira (24). Na quarta-feira (23), áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão irão dar origem a um novo ciclone extratropical, que começará a ingressar pelo oeste e sul do Estado do Rio Grande do Sul. À medida que ele se forma (Figura 1), provocará volumes significativos de chuva e ventos fortes.

Nestes casos, o sol também aparece por alguns momentos e o tempo fica calmo, mas em seguida o céu fica encoberto, com chuvas e ventos moderados a fortes.

Figura 1: Mapa de pressão atmosférica com a formação do ciclone entre o Uruguai e Rio Grande do Sul apresentado pela letra L

Na quinta-feira (24), o ciclone ganha força no Uruguai e norte da Argentina e continuará a avançar pelo Rio Grande do Sul causando fortes instabilidades no oeste e parte do centro e sul do Estado gaúcho.

O INMET ressalta que este sistema tem o deslocamento característico do continente em direção ao alto-mar, o que vai gerar um sistema frontal. As áreas mais atingidas pelos volumes de chuva e rajadas de vento serão as regiões brasileiras próximas do Uruguai, norte da Argentina e no Paraguai. Nas demais regiões e incluindo a capital gaúcha também haverá ventania com chuva mais fraca comparada às demais regiões do Estado gaúcho.

No geral, os ventos poderão variar de 50 a 70 km/h (Figura 2), com rajadas que podem superar os 100 km/h, nas regiões citadas.

Figura 2: Mapa de rajada máxima de vento (m/s) para o Sul do país

Na sexta-feira (25), o ciclone deverá estar em alto-mar e o tempo seco com a presença do sol começa a predominar no Sul do país. À exceção será o norte do Paraná, que ainda terá instabilidades. Apesar desse cenário, o INMET destaca que o ciclone ainda poderá provocar ventos moderados a fortes na faixa litorânea dos três Estados do Sul.

Fonte: INMET