Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Resultado definitivo do programa Partiu Futuro Reconstrução é divulgado

Programa é voltado para a contratação de jovens aprendizes no setor público


Foi divulgado, nesta terça-feira (22), o resultado definitivo dos selecionados para o programa Partiu Futuro Reconstrução, voltado para a contratação de jovens aprendizes no setor público em 21 municípios gaúchos que aderiram à iniciativa. O resultado para Porto Alegre e Rio Grande será divulgado em 28 de outubro.

A convocação dos jovens também começou nesta terça-feira. Foram selecionados os que cumpriram os pré-requisitos: estar em situação de vulnerabilidade; ser egresso ou estar matriculado na rede pública de ensino; estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico); e ter sido afetado pelas enchentes recentes ocorridas no Rio Grande do Sul. O contrato terá duração de até um ano.

Cada jovem aprendiz receberá uma bolsa-auxílio de R$ 786,95 (50% do salário mínimo regional) por uma jornada 20 horas semanais e vale-alimentação de R$ 550. Aqueles que precisarem utilizar transporte público também receberão vale-transporte. Os aprendizes terão todos os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), fardamento completo do programa, acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro.

O Partiu Futuro Reconstrução é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O acompanhamento dos jovens e a execução da parte teórica é feita pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. A população também está envolvida, já que o Conselho do Plano Rio Grande é formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes. Além disso, um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por pesquisadores, dá suporte ao desenvolvimento das ações.

Fonte: Governo do RS