Canguçu, quinta-feira, 24 de outubro de 2024
Menu

Alunas de Canguçu se destacam com projeto sobre biodiversidade vegetal na Agricultura Familiar

Trabalho tem como objetivo principal realizar um levantamento das espécies cultivadas e nativas da comunidade


As alunas Andriele Eduarda Timm Albrecht e Camila Pening Voigt, orientadas pela professora Vanessa Priebe Holz, estão, desde segunda-feira (21), representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Moreira na Mostratec, uma importante feira científica que ocorre em Novo Hamburgo e envolve todos os municípios de abrangência da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).O projeto intitulado “

Resgate da biodiversidade vegetal local para ampliação da sustentabilidade na Agricultura Familiar” conquistou o primeiro lugar na etapa local, garantindo vaga para o evento.

A cidade de Canguçu, conhecida como a capital nacional da Agricultura Familiar, tem a agricultura como principal fonte de renda, com pequenas propriedades localizadas no bioma Pampa.

O projeto das alunas, que estão no sétimo ano e vivem na zona rural de Canguçu, tem como objetivo principal realizar um levantamento das espécies cultivadas e nativas da comunidade, resgatando-as para promover a sustentabilidade das famílias agricultoras. O estudo já identificou 55 espécies de sementes crioulas, 14 espécies de gramíneas nativas do Pampa e 15 árvores frutíferas nativas da região.

Para iniciar o trabalho, foi realizada uma pesquisa com as famílias locais, utilizando o Google Forms, para avaliar o conhecimento sobre sementes crioulas e a continuidade do cultivo dessas sementes. Os resultados apontaram que 73% dos agricultores conhecem o conceito de sementes crioulas e 61% ainda mantêm essas sementes em suas propriedades.

Além disso, o estudo alertou para a devastação da vegetação nativa, causada tanto pelo uso crescente de herbicidas quanto pela presença de uma planta invasora, o capim anoni, trazido da África. Para combatê-la, as alunas estão adotando a técnica de capina e a semeadura de gramíneas nativas, que nutrem os animais e ajudam na preservação do solo.

O projeto destaca a importância de resgatar a vegetação nativa do Pampa, que está entre os biomas mais devastados do Brasil. As sementes crioulas, consideradas patrimônio da humanidade, são fundamentais para a sustentabilidade, soberania e produção de alimentos na Agricultura Familiar, reforçando a necessidade de preservação dessa biodiversidade para garantir um futuro mais sustentável para os agricultores de Canguçu.