Canguçu, sábado, 5 de abril de 2025
Menu

Próximos dias devem ser mais frios no RS

O prognóstico para os próximos sete dias indica, também, uma redução nos volumes de chuva em comparação com a semana anterior.


A previsão para os próximos dias aponta para uma queda acentuada nas temperaturas. É o que indica o Boletim Integrado Agrometeorológico 14/2025, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Nesta sexta-feira (4), após a passagem da frente fria, uma intensa massa de ar frio deverá ingressar no Estado, resultando em uma redução significativa das temperaturas. Para sábado (5), espera-se que as temperaturas mínimas fiquem abaixo dos 10°C em áreas do sul e serranas, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 23°C em todo o Estado. No domingo (6/4), a massa de ar frio começará a perder força, mas as temperaturas permanecem amenas em todas as regiões.

Na segunda-feira, dia 7, uma massa de ar frio continuará predominando sobre grande parte do Estado. No entanto, áreas do oeste e noroeste gaúcho estarão sob a influência de um cavado atuando no oeste, o que poderá provocar chuvas nessas regiões ao longo do dia. Entre segunda e terça-feira (8), esse cavado se deslocará e passará a influenciar as demais regiões do Estado, avançando gradualmente do sudoeste em direção ao nordeste gaúcho. Na quarta-feira, dia 9, as instabilidades associadas a esse sistema ainda poderão gerar acumulados de chuva, especialmente nas regiões norte e nordeste do Estado. As temperaturas deverão seguir amenas após a passagem do sistema de instabilidade.

O prognóstico para os próximos sete dias indica uma redução nos volumes de chuva em comparação com a semana anterior. No entanto, ainda há possibilidade de precipitações em volumes significativos em algumas regiões ao longo do período. As chuvas devem se concentrar principalmente entre a Fronteira Oeste e o Centro do Estado, além do Norte, partes da Serra e do Litoral, com acumulados entre 20 mm e 50 mm, podendo ultrapassar esse valor pontualmente. Já nas regiões da Campanha, Serra do Sudeste, Vales, Metropolitana e Missões, os volumes previstos são menores, não devendo ultrapassar os 30 mm.

Fonte: Governo RS