Canguçu recebe curso gratuito para capacitar agentes culturais e artistas
Capacitação promovida pela Universidade Federal do Paraná oferece formação prática e teórica sobre projetos para mecanismos de incentivo à cultura
Nesta quinta-feira (1°) Canguçu será palco de uma importante ação de formação cultural: o Curso de Extensão ELABORA – Democratizando o acesso aos mecanismos de incentivo à cultura. Com carga horária de 8 horas, a atividade ocorre das 9h às 17h na Câmara de Vereadores e é gratuita.
A iniciativa, certificada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objetivo capacitar agentes culturais, artistas e fazedores de cultura na elaboração de projetos para mecanismos como a Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Lei Rouanet e Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Após a programação, os participantes estão convidados a comemorar o Dia dos Trabalhadores em um Sarau Artístico organizado pela Busker Produções no próprio local do evento.
O curso será ministrado por Grazi Calazans, produtora cultural com duas décadas de experiência, mais de 350 projetos aprovados em todo o Brasil e atuação como parecerista em diversos editais públicos.
O projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) no edital de Cultura e Educação da SEDAC/RS e do Ministério da Cultura. Além de Canguçu, o ELABORA percorre outras sete cidades do Rio Grande do Sul entre abril e maio, promovendo a democratização do acesso a políticas culturais.
Para garantir a participação, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
Agenda completa do curso:
-
22 e 23 de abril – Vacaria (concluído)
-
24 e 25 de abril – Bento Gonçalves (concluído)
-
28 e 29 de abril – Pelotas (em andamento)
-
1º de maio – Canguçu
-
5 e 6 de maio – Sobradinho
-
8 e 9 de maio – Santa Maria
-
12 e 13 de maio – Soledade
-
15 e 16 de maio – Erechim