Canguçu, quarta-feira, 6 de novembro de 2024
Menu

RS poderá ter vento de 100 km/h, granizo e temperaturas abaixo de zero nos próximos dias

Os próximos dias devem ser de chuva e vento forte no Rio Grande do Sul. A previsão é de que aconteçam rajadas de vento com velocidade próxima dos 100 km/h em algumas regiões do Estado, devido à formação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico. Depois de quarta-feira (1º), a tendência é de tempo seco […]


Os próximos dias devem ser de chuva e vento forte no Rio Grande do Sul. A previsão é de que aconteçam rajadas de vento com velocidade próxima dos 100 km/h em algumas regiões do Estado, devido à formação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico. Depois de quarta-feira (1º), a tendência é de tempo seco e temperaturas ainda mais baixas do que as dos últimos dias.

A previsão foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (Cpmet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e por alunos e professores da faculdade de Meteorologia da entidade.

Confira a previsão

Terça

Na terça-feira (30), conforme o Inmet, a previsão é de vendaval com chuva e vento forte, que pode chegar a 90 km/h. O fenômeno, que deve ocorrer ao longo do dia em todo o Estado, é causado por uma frente fria de forte atividade vinda da Argentina. Na região sul do país, há ainda a possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas.

Quarta

Na quarta-feira (1º), durante a madrugada e a manhã, a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico, na costa do Estado, provocará rajadas de vento ainda mais fortes, próximo dos 100 km/h, de acordo com especialistas da Ufpel. As regiões mais afetadas devem ser Rio Grande, Cassino, Capilha, Santa Vitória do Palmar, Chuí e São José do Norte.

Outras localidades devem registrar rajadas um pouco menos intensas, entre 80 e 90 km/h, como Pelotas, Jaguarão, Porto Alegre, São Lourenço do Sul, Camaquã, Tramandaí e Torres. Nas demais regiões as rajadas devem ser registradas entre 60 e 80 km/h.

Restante da semana

A partir de quarta (1º), a chegada de uma intensa massa de frio no país irá favorecer o declínio acentuado de temperatura, especialmente na Região Sul do país. No RS, a tendência é que a umidade se dissipe e dê lugar ao tempo seco, com temperaturas ainda mais baixas do que as registradas no últimos dias.

De acordo com a Ufpel, as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 0º em pontos das Coxilhas e da Serra; abaixo de 3˚C nas regiões da Campanha, Zona Sul, Oeste e Central; e abaixo de 8˚ no Noroeste, Capital e Litoral. Geadas intensas estarão presentes em boa parte do Estado.

Fonte: GaúchaZH