Aquisição dos equipamentos dificulta reabertura da UTI
Fechada há quase 4 anos, o sonho de ter uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aberta no município está cada vez mais próximo. Na tarde de ontem, estivemos visitando as dependências do hospital para conversar com a gestora Míriam, sobre as tratativas para a reabertura. A gestora, relembra que desde que da Prefeitura assumiu a […]
Fechada há quase 4 anos, o sonho de ter uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aberta no município está cada vez mais próximo.
Na tarde de ontem, estivemos visitando as dependências do hospital para conversar com a gestora Míriam, sobre as tratativas para a reabertura.
A gestora, relembra que desde que da Prefeitura assumiu a gestão do hospital, a retomada dos serviços da UTI se tornou uma prioridade e muito trabalho foi feito. Após a construção de um levantamento dos materiais necessários para a unidade, foi iniciado o processo de aquisição de equipamentos, insumos e medicamentos.
Neste mês, estão sendo realizadas negociações com as equipes médicas, especialistas e os serviços de apoio para que a UTI possa estar aberta. Segundo Miriam, a maior dificuldade tem sido a aquisição dos equipamentos que estão em falta no mundo inteiro devido o avanço da pandemia de coronavírus.
Cabe ressaltar, que neste processo de reabertura estamos contando com a contribuição de várias instituições. Com o auxílio do Rotary Club e Poder Judiciário foi possível adquirir alguns equipamentos e consertar cinco respiradores e cinco monitores. Além disso, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Canguçu já adquiriu três novos respiradores, cinco monitores, um analisador hematológica e um aparelho de gasometria que devem ser entregues em breve, e está em licitação um analisador de bioquímica.
O Hospital também recebeu emendas parlamentares estaduais e federais para o enfrentamento do Covid-19 e para outras aplicações que somam mais de R$ 1 milhão e 900 mil. Esses recursos estão chegando a instituição e sendo utilizado para compra de insumos necessários a sua reabertura.