Governo federal perdoa dívidas dos agricultores gaúchos afetados pela estiagem
Medida é voltada para empréstimos do Pronaf e era uma das demandas dos municípios da Zona Sul
Foi assinado um decreto na terça-feira (16), onde o governo federal perdoa 25% das dívidas de agricultores gaúchos atingidos pela estiagem. A medida é voltada a empréstimos contraídos no âmbito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e abrange parcelas com vencimento entre janeiro e dezembro deste ano. Ao todo, 36 mil operações de famílias que não possuíam seguro serão beneficiadas. O valor do desconto totaliza R$ 230 milhões.
O perdão de dívidas do Pronaf era uma das principais demandas levantadas pelos municípios da Zona Sul, encaminhadas ao governo estadual e federal.
— É um rebate nos empréstimos contraídos pelo Pronaf no ano passado. Com a estiagem no Rio Grande do Sul, estes agricultores perderam sua produção e não estão conseguindo honrar com os empréstimos — explicou a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiaveli.
O desconto será concedido em operações com todas as instituições que trabalham com o Pronaf. Elas receberão da União os recursos referentes à parcela de desconto.