Canguçu, sexta-feira, 18 de abril de 2025
Menu

Selo Sabor Gaúcho encerra 2023 com 1780 agroindústrias aptas a sua utilização

Produtos identificados com o Selo Sabor Gaúcho


No ano em que o Programa Estadual da Agroindústria Familiar (PEAF) completou 11 anos de existência, 1780 agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul encerram 2023 habilitadas a utilizar o Selo Sabor Gaúcho. O selo é uma marca de certificação dos produtos originários da agricultura familiar gaúcha.

O objetivo da marca é servir de atrativo à comercialização, facilitando a identificação dos produtos nos supermercados, feiras e pontos de vendas, indicando que é proveniente da agricultura familiar e encontra-se legalizado sob o ponto de vista ambiental, tributário e sanitário, com geração de emprego e renda no campo, desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

Além disso, outro propósito da utilização do selo é oferecer produtos diferenciados, saudáveis e de qualidade, incentivando os arranjos produtivos locais e as cadeias curtas de comercialização, contribuindo para a permanência das famílias no campo e, paralelamente, levando seus produtos à população das cidades.

“Embora o seu uso seja de cunho facultativo, sabemos que a utilização do Selo Sabor Gaúcho encontra uma ótima aceitação entre os proprietários das agroindústrias”, garante o secretário Ronaldo Santini.

Do total de estabelecimentos aptos a utilizarem o selo, 149 trabalham com bebidas, destacando-se os sucos e vinhos, 638 com alimentos de origem animal, onde se destacam os queijos, embutidos, ovos e mel e 996 com alimentos de origem vegetal como panificados, conservas, geleias e derivados da cana-de-açúcar, principalmente.

Muitos agricultores acreditam que o uso da identificação no rótulo provocam uma vantagem competitiva aos seus produtos ao transmitir confiabilidade e segurança aos consumidores, aumentando as vendas.

Queijos coloniais da Dorf Produtos Lácteos Artesanais
Queijos coloniais da Dorf Produtos Lácteos Artesanais – Foto: Vinicius Medeiros/Ascom SDR

O proprietário da Dorf Produtos Lácteos Artesanais, Jackson Jacobs, afirma que utiliza o Selo em seu produtos como uma forma de permitir que o consumidor identifique ali está uma mercadoria da agricultura familiar. “O Selo dá mais segurança de compra para os clientes, pois eles sabem que ali um produto com certificação, criando mais credibilidade e segurança pra quem adquire nossas mercadorias”, garante Jacobs.

Diversos serviços são oferecidos às agroindústrias integrantes do programa, tais como, assistência técnica para elaboração de projetos, linhas de crédito com juros mais baixos, ampliação da participação nos mercados institucionais como PAA e PNAE, cursos de capacitação, confecção de tabelas nutricionais, participação em feiras e eventos e comercialização dos produtos através do bloco do produtor.

Programa Estadual de Agricultura Familiar

Por meio do Peaf, é estimulada a organização dos agricultores familiares em estruturas associativas e cooperativas e oferecido linhas de crédito com juros mais baixos, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

O programa também busca ampliar a participação dos produtores nos mercados institucionais, oferece serviços de orientação e suporte técnico para regularização sanitária e ambiental e disponibiliza espaços de comercialização (como é o caso das feiras regionais e estaduais).

Fonte: Governo RS