Bagé amplia racionamento de água para 18 horas
Por conta da estiagem, moradores já estavam enfrentando desabastecimento alternado de 12 horas na cidade
Nesta terça-feira (2), o município de Bagé, na Campanha, vai ampliar o racionamento de água que vem sendo implementado na cidade desde janeiro, por conta da estiagem. As torneiras passarão a ficar secas durante 18 horas por dia. Até então, o período de desabastecimento vinha sendo de 12 horas diárias.
Desde o início do racionamento, o município está divido em dois setores: o Setor 1, que engloba bairros na região Oeste e estava abastecido das 3h às 15h, passará a receber água somente das 6h ao meio-dia; e o Setor 2, ao Leste, que tinha abastecimento das 15h às 3h, ficará abastecido entre 18h e meia-noite.
Agora, cada setor estará abastecido durante seis horas diárias. As outras 18 horas serão de abastecimento interrompido.
O racionamento de água em Bagé se dá em razão do baixo nível das barragens, agravado pela falta de chuva na região. A barragem Sanga Rasa, principal reservatório de Bagé, estava 9,7 metros abaixo do normal na última medição, em 26 de abril. A barragem do Piraí também opera abaixo da normalidade, com seis metros negativos.
Conforme o Daeb, Bagé enfrenta o problema da falta de chuva desde setembro de 2022. Desde então, o único mês sem precipitações abaixo da média foi março. Em abril, foram registrados apenas 17,7 milímetros de chuva. A expectativa era de 121,6 milímetros.
Fonte: GZH