Autoridades municipais alertam sobre diversos golpes que estão resultando em mortes
Nesta sexta-feira (30), a equipe de reportagem do Canguçu Online realizou uma entrevista coletiva com autoridades municipais. Os presentes relataram sobre uma série de golpes que estão acontecendo no município, nos últimos dias. Na oportunidade, foram ouvidos a Soldada Vilela, o Soldado Dionatan, o presidente da Câmara Municipal Leandro Ehlert (MDB) e o vereador Arion […]
Nesta sexta-feira (30), a equipe de reportagem do Canguçu Online realizou uma entrevista coletiva com autoridades municipais. Os presentes relataram sobre uma série de golpes que estão acontecendo no município, nos últimos dias.
Na oportunidade, foram ouvidos a Soldada Vilela, o Soldado Dionatan, o presidente da Câmara Municipal Leandro Ehlert (MDB) e o vereador Arion Braga (Progressita). Ambos se mostrararam preocupados com os fatos ocorridos recentemente. Isso porque em decorrência dessa situação, canguçuenses perderam a vida nos últimos dias.
De acordo com a Brigada Militar, alguns moradores já perderam valores significativos, sofreram ameaças e vieram a falecer.
Conheça os principais tipos de golpes aplicados em Canguçu. Em todos os casos, o contato acontece via celular.
Golpe menina menor
Um das mais comuns abordagens dos criminosos, no município, acontece após uma moça entrar iniciar um contato com a vítima relatando estar apaixonada. A mesma envia fotos suas e solicita à vítima que repasse fotos íntimas.
Em seguida, um suposto familiar entra em cena, informando que a moça é menor de idade, que ela causou transtornos financeiros e solicita valores para não divulgar as fotos íntimas ou, então, para que seja ressarcido pelo estrago que a moça causou quebrando o computador que utilizava para interagir com a vítima.
Golpe soldado americano
Neste caso, as principais vítimas, são mulheres de idade superior a 50 anos em que as mesmas sejam viúvas ou solteiras. O criminoso entra em contato relatando ser policial combatente do exército, informa ter interesses amorosos com a vítima e pedem valores para mandarem presentes.
Informam que estão com o pacote em mãos e não conseguem vir pro Brasil, mostram fotos montadas com os nomes de envelopes endereçados às vítimas.
Golpe cartão de crédito
O golpe se direciona aos clientes de financeiras. Os criminosos ligam e solicitam informações que somente o 0800 das empresas de cartão de créditos podem fornecer, fingem desligar e permanecem na linha, ouvindo todos os dados das vítimas.
Após, informam que irão mandar um motoboy recolher o cartão para descarte, as vítimas entregam o cartão e perdem valores significativos em dinheiro.
Golpes de cobranças policiais
Através da utilização de fotos e nomes de policiais militares e civis do município, os criminosos realizam ameaças para não darem andamento em possíveis processos nos nomes das vítimas.
Importante salientar que os órgãos não entram em contato direto pelo WhatsApp, as intimações são feitas presencialmente.
Golpes entre autoridades
Este caso é ainda mais específico, cada abordagem é de uma maneira. Em episódios recentes, o vereador Leandro Ehlert (MDB) recebeu contato de uma possível reunião que aconteceria entre o parlamentar e um deputado. O mesmo solicita que seja enviado os dados de uma pessoa para acompanhar o vereador e encaminha um link.
Para o presidente da Casa Legislativa, o mais curioso nesta situação é a quantidade de informações que os criminosos possuem sobre as autoridades. Ele relata que está entrando em contanto com as autoridades policiais para realizarem investigações.
Denúncias e dúvidas poderão ser sanadas através do 190.