Canguçu, sábado, 23 de novembro de 2024
Menu

Cantor canguçuense Uilson Paiva lança nova música “Bem sei”

A nova canção do músico canguçuense Uilson Paiva “Bem sei” já está disponível para acesso nas plataformas digitais, o trabalho reafirma sua trajetória como compositor e cantor, em uma trilha do groove e da black music brasileira. Autor de outras obras originais, Paiva é natural do município e atualmente reside com a família no estado […]


A nova canção do músico canguçuense Uilson Paiva “Bem sei” já está disponível para acesso nas plataformas digitais, o trabalho reafirma sua trajetória como compositor e cantor, em uma trilha do groove e da black music brasileira. Autor de outras obras originais, Paiva é natural do município e atualmente reside com a família no estado do Paraná.

Ele também possuí um repertório completo no Spotify. A nova canção traz um arranjo dançante, com forte influência do soul de Cassiano, Hyldon e Tim Maia. “Suingue reforçado por um vigoroso naipe de metais (trompete, trombone e saxofone), guitarras funkeadas e backing vocals”, conta.


Como forma de apoiar a cultura local, o Canguçu Online valoriza todo e qualquer artista canguçuense (Foto: arquivo pessoal)

A música em formato de poesia

Desde o primeiro álbum “Saber Dizer”, de 2019, e no último single “O Amor Não Tem Medo”, Uilson destaca-se pelo trabalho melódico em letras poéticas que versam sobre o universo particular do artista.

A nova “Bem Sei é sobre o diálogo como algo essencial para a sobrevivência do amor; do contrário fica apenas o arrependimento que depois o silêncio traz”, afirma o artista.

“O que poderia ser dito de forma triste, no entanto, surge como a celebração de uma grande descoberta, quando o refrão reafirma o poder da palavra numa melodia contagiante, reforçada pelo arranjo dançante”, reforça.

O canguçuense assina sozinho a faixa, que tem produção de Juninho Betim, nos estúdios JRBM.


Apreço por Canguçu eternizado

O álbum se encerra com “Noite Cinza”, composta pelo artista a partir das influências de samba-canção recebidas de seu pai, o seresteiro Paulo “Peixe” Paiva, já falecido. A tecnologia une as vozes de pai e filho numa serenata imaginária pelas ruas de Canguçu dos anos 1960.


Obras originais e autorais 

O álbum “Saber Dizer”, disponível em versão em vinil e CD, seu primeiro álbum, traz 12 músicas de autoria própria e se caracteriza pelo ecletismo de ritmos (soul, blues, pop rock, milonga, samba, samba-canção). O artista assina todas as canções do disco, individualmente ou com parceiros.

Paiva é natural de Canguçu e atualmente reside no Paraná (Foto: arquivo pessoal)

A faixa-título Saber Dizer, assim como O Meu Amor Contigo e A Noite Ela Passa, bebe na fonte da música negra, que também se faz presente nos blues Outono Blues e Flores Mortas. O lado A se encerra com a milonga Sul e Mar.

“Cenário Perfeito” abre o lado B do vinil com seu beat solar conduzido pela levada de baixo, seguido pelo rock ‘Quando Você Chega” e pela sensível balada Marionete. “Once In Your Life” traz loopings vocais em inspirado arranjo gospel. O samba Garras traz arranjo precioso de sopros a la gafieira.