Concurso Luzeiros da Lagoa premia família de participantes canguçuense
A canguçuense Josiane Behling Böhlke incentivou seus filhos, Luan Behling Böhlke e Hian Behling Böhlke a participarem do Concurso Luzeiros da Lagoa promovido pela Academia Internacional de Artes e Letras Sul Lorencianas. A mãe contou a redação do site Canguçu Online que durante a pandemia, logo percebeu que com a chegada do vírus a rotina […]
A canguçuense Josiane Behling Böhlke incentivou seus filhos, Luan Behling Böhlke e Hian Behling Böhlke a participarem do Concurso Luzeiros da Lagoa promovido pela Academia Internacional de Artes e Letras Sul Lorencianas.
A mãe contou a redação do site Canguçu Online que durante a pandemia, logo percebeu que com a chegada do vírus a rotina das crianças foi drasticamente alterada e com receio de que os filhos pudessem ter algum problema devido às restrições impostas de não poder ver estar com os professores e colegas, incentivou e conseguiu que ambos se inscrevessem no concurso.
Os dois meninos começaram a desenvolver atividades como pintar telas, escrever contos e poesias, e com o surgimento das inscrições para o concurso literário online, Luzeiros da lagoa,
que é a nível estadual e nacional, nas categorias conto, crônicas e poesias; adulto, juvenil e infantil foram logo inscritos para demostrar suas atividades e talentos
A classificação foi divulgada no último dia 1º e na categoria adulto a mãe Josiane Behling Böhlke ficou em segundo lugar com o conto: O cantor mascarado, na categoria juvenil o Luan Behling Böhlke, ficou em segundo lugar com o conto: Evil, e na categoria infantil o Hian Behling Böhlke ficou em primeiro e ganhou destaque especial com a poesia: Esperança.
A mãe acredita que o vírus chegou para modificar nossa vida, rotina, e falou a redação que:
-“Precisamos nos readaptar e reinventar. E quando notamos que tantos jovens têm perdido o interesse pela leitura e escrita, que seja esse um incentivo, que os pais possam andar lado a lado com seus filhos os incentivando e motivando. – argumentou Josiane Behling Böhlke.
Esta foi a segunda edição do concurso Luzeiros da lagoa e Josiane revelou que houve um edital, com período de inscrição que se estendeu até o dia 15 de outubro. Qualquer pessoa poderia se inscrever, preenchendo a ficha de inscrição e apresentando uma obra, um texto inédito que teria que ser enviando para o e-mail: marpoeta.papareia@hotmail.com.
Uma comissão avaliou todos os textos e o resultado foi apresentado no dia 1º de dezembro.
Confira a poesia escrita por Hian Behling Böhlke
Esperança
O vento sopra, a chuva cai, as plantas florescem, o inverno se vai.
Dias cinzentos, nublados, Chuvosos. Dando espaço a dias claros, floridos, calorosos.
O canto dos passarinhos,
os filhotes saindo do ninho,
mostra que o inverno se vai
e a primavera vem de fininho
Medo, tristeza e angustia; também há em uma criança,
mas assim como o inverno se vai
Também surge uma esperança.
Esperança no amanhã,
esperança pra viver
Assim como existem dias quentes e dias frios
Há uma história pra escrever.
O inverno se vai…
a primavera que vem…
mostrando assim… que sempre há uma esperança no além.
Hian Behling Böhlke