Atleta canguçuense Danilo Silva viaja a São Paulo para disputar Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos
O atleta canguçuense Danilo Ferreira da Silva embarcou para São Paulo, no sábado (23), onde irá disputar a Série A de futebol de cegos. A competição ocorre no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro (CT Paraolímpico), em São Paulo, e reúne atletas de todo o país. Danilo é natural de Canguçu, sempre morou na Glória, 1° […]
O atleta canguçuense Danilo Ferreira da Silva embarcou para São Paulo, no sábado (23), onde irá disputar a Série A de futebol de cegos. A competição ocorre no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro (CT Paraolímpico), em São Paulo, e reúne atletas de todo o país.
Danilo é natural de Canguçu, sempre morou na Glória, 1° distrito, se declara um apaixonado pelo Internacional, faz parte do Consulado do Inter de Canguçu e costuma receber o apoio da mãe em sua carreira. Em entrevista ao Canguçu Online, o zagueiro que atua por um time pelotense, Asdefipel, conta que sempre viu nos esportes um sonho a realizar.
“Sempre gostei de futebol, sempre torci pelo Inter. Descobri que existia esportes para deficientes visuais e pensei: já que eu gosto de futebol e esportes, é esse caminho que vou seguir”, conta.
Como tudo começou
A partir de uma indicação de sua professora, Daniela Mota, o jogador foi para Canoas conhecer um time que estava precisando de um atleta que gostasse de jogar. Por uma questão de logística das viagens, o time recomendou que Danilo jogasse em Pelotas. A partir daí, o canguçuense começou a participar do time da Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (Asdefipel), mas, em decorrência de alguns contratempos, precisou pausar por um tempo as competições.
Retomando pouco antes da pandemia, Danilo conta que se encontrou neste meio. “É algo gratificante, não tem explicação seguir esse sonho”, define.
Competição nacional
Além de Danilo, que é zagueiro, a delegação é composta por outros 13 integrantes que representam a Asdefipel. Para participar da competição, o time pelotense precisou se deslocar até Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo, que é sede do Campeonato Brasileiro de futebol de 5.
O Campeonato Brasileiro de futebol acontece anualmente há 10 anos, desde que Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) passou a gerenciar a modalidade no país. A competição reúne as melhores equipes de todo país. O campeonato tem a final prevista para o próximo domingo (31).