ENTREVISTA: Prefeito Vinícius Pegoraro fala sobre situação de emergência devido a estiagem
No começo do ano, com a falta de chuvas e intensidade do calor no município, as perdas da agricultura acabam se acentuando. Em decorrência do decreto de situação de emergência em que Canguçu se encontra, o Canguçu Online conversou com o prefeito municipal Vinícius Pegoraro (MDB) para entender sobre os procedimentos que estão sendo realizados […]
No começo do ano, com a falta de chuvas e intensidade do calor no município, as perdas da agricultura acabam se acentuando. Em decorrência do decreto de situação de emergência em que Canguçu se encontra, o Canguçu Online conversou com o prefeito municipal Vinícius Pegoraro (MDB) para entender sobre os procedimentos que estão sendo realizados neste momento. Confira a entrevista.
1- Como Canguçu está lidando com a estiagem? Quais as ações a Prefeitura está desenvolvendo para minimizar as perdas na agricultura?
O município está combatendo os efeitos da estiagem em duas frentes, sendo elas:
a) Garantir o abastecimento de água potável no meio rural (130 famílias recebendo água periodicamente por meio de caminhão pipa);
b) minimizar os efeitos na agricultura e pecuária com a abertura e ampliação de micro-açudes tanto para irrigação de alguma área cultivada como para dessedentacão animal (trabalho contínuo que já abriu mais de mil micro-açudes no ano de 2021 e intensificado nos dois últimos meses).
2- Existem dados sobre como o setor foi afetado?
Os danos na agricultura estão sendo monitorados semanalmente pelos técnicos da Emater, onde no último relatório datado de 18 de janeiro já apontavam danos superiores a R$ 90 milhões no setor agropecuário do município.
3- Canguçu tem algum projeto a longo prazo para reduzir as perdas nos agricultores e pecuaristas? Se sim, quais?
Canguçu sempre manteve o programa de açudagem em conjunto com a Emater local, assim como sempre foi parceiro do estado em programas de preservação e reservação de água!
No aonde 2020, foi lançada a campanha ‘Canguçu contra a estiagem’ , campanha desenvolvida por todos os atores do município envolvidos com meio rural o de priorizamos conscientizar o agricultor da importância de investir na reservação de água na propriedade!
Atualmente, tramita um projeto de lei denominado ‘ Programa Municipal de Reservação de Água’, lançado recentemente dentro do Programa Em Frente, No Interior, que vai permitir um investimento da municipalidade de mais de R$ 350 mil em ações de reservação de água. Assim como isentar de custos à população mais vulnerável socialmente.
4- Como é possível acessar a Secretaria de Agricultura em casos de emergências?
As ações voltadas a minimizar os efeitos da estiagem podem ser acessadas através dos números (53) 3252-7780 ou nos celulares (53) 99904-4914 e (53) 98413-5861.
5- Existe alguma ação ou diálogo com o governo estadual ou federal, por meio da Azonasul, em apoio aos demais municípios da região?
O Governo do Estado lançou esta semana, através do Programa Avançar, um alto investimento em perfuração de poços artesianos e aberturas de microaçudes para os municípios que necessitam deste auxílio para poder dar conta da demanda que possuem.
Sendo assim, nossa equipe da prefeitura rapidamente fez o levantamento e a inscrição neste programa e esperamos em breve estar sendo contemplados e tendo mais um reforço no enfrentamento a estiagem.
Isso, certamente irá auxiliar, não só os municípios da Zona Sul, como também todos os municípios do estado que necessitam destes serviços.