[Voz Canguçuense] Kauane Vargas Coelho: importância da reeducação alimentar
Por Kauane Vargas Coelho Quando comecei a graduação e fui me familiarizando com a nutrição, comecei a notar alguns pontos bastante importantes e que não eram conhecidos pela maioria das pessoas. Também comecei a visualizar a quantidade de mitos que se tem em torno de uma alimentação saudável e durante a faculdade sempre tive “sede” […]
Quando comecei a graduação e fui me familiarizando com a nutrição, comecei a notar alguns pontos bastante importantes e que não eram conhecidos pela maioria das pessoas. Também comecei a visualizar a quantidade de mitos que se tem em torno de uma alimentação saudável e durante a faculdade sempre tive “sede” por conseguir mudar isso.
Na prática
Quando comecei a prática clínica e a divulgação em redes sociais, o meu principal objetivo foi mostrar para as pessoas uma nutrição sem terrorismo, sem restrições severas e que encaixasse na vida de todos.
O medo de comer é recorrente
Recebo muitos pacientes que já participaram de grupos de emagrecimentos (na maioria das vezes coordenados por pessoas sem aptidão legal para a prática), e que acabaram desenvolvendo várias questões negativas com a comida. Por serem incentivados a práticas de exclusão e não de controle com a alimentação.
No meu consultório sempre tento conduzir da melhor forma as consultas tentando entrar na vida do meu paciente, para entender o ambiente que ele está inserido e conseguir conduzir da melhor forma. Sempre digo para eles “eu tenho que entender a tua rotina e então adaptamos conforme a tua preferência”.
Quanto mais natural, mais fácil de manter
Uma alimentação saudável só se mantém estabelecida como hábito, quando acontece de forma natural, quando tem sentido para a pessoa que está fazendo. Por esse motivo, sempre vou incentivar a reeducação alimentar e não práticas de efeito imediato, nas quais eu não acredito que se mantenham a longo prazo.
A forma como vemos a comida e como nos relacionamos com ela, será o ponto principal para atingirmos o objetivo. E por acreditar que a nutrição deve ser a solução dos problemas e não mais um, incentivo uma vida saudável dentro da realidade de cada um.
Não se comparar com os outros
Precisamos aprender a respeitar o próprio tempo e objetivo, as intercorrências da vida e se olhar com mais carinho. As vezes é preciso mudar, mas só é possível se manter constante se for algo gradual, que vire hábito de forma natural.
Ter prazer em comer não é um problema, pelo contrário, é necessário! E esse é o meu principal objetivo na nutrição: conseguir direcionar os meus pacientes e aqueles acompanham o meu trabalho, para uma vida mais saudável e tranquila.
>>>>Confira mais conteúdos como esse aqui.