Maio laranja alerta para combate à exploração sexual infantojuvenil
A Campanha Maio Laranja foi criada em 2022, mas o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes já existe desde 2000, e é celebrado no dia 18 de maio. A data foi instituída em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos de […]
A Campanha Maio Laranja foi criada em 2022, mas o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes já existe desde 2000, e é celebrado no dia 18 de maio. A data foi instituída em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos de idade.
O Poder Judiciário gaúcho atua há seis anos na luta contra a exploração sexual infantojuvenil. A Campanha “O Problema é nosso” , promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude, visa a prevenção, o combate e o adequado atendimento às vítimas. Um dos focos é envolver as escolas, já que diante de um caso suspeito ou confirmado de abuso ou exploração sexual, os educadores devem dar o apoio inicial às vítimas e notificar as autoridades competentes.
Conforme a ChildFund Brasil (agência de desenvolvimento social que atua com programas e projetos sociais), em 2022, foram registradas, no país, quase 112 mil denúncias de abuso e exploração sexual infantil na internet, um aumento de 10% em relação a 2021.
Como denunciar casos de abuso contra crianças e adolescentes?
Para denunciar, procure o Conselho Tutelar, as delegacias especializadas ou autoridades policiais da sua cidade ou ainda, Disque 100 – canal para denúncias de violação de Direitos Humanos.
Se a violência estiver acontecendo, chame a Brigada Militar, pelo 190.
Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Texto: Cínthia Barbosa/Diretora de Imprensa: Rafaela Souza