Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Veja o que muda com a suspensão do crédito consignado do INSS

Ao menos dez bancos decidiram deixar de ofertar empréstimo. Veja o que acontece com quem tem consignado em andamento e quais os bancos que suspenderam a modalidade:


A suspensão da oferta do crédito consignado do INSS foi um movimento conjunto de alguns bancos do país que decidiram deixar de oferecer o empréstimo após a queda dos juros definida pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) na segunda-feira (13).

A redução foi proposta pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, que já vinha criticando a taxa do crédito. Para ele, havia espaço para queda nos juros por se tratar de um empréstimo com baixo risco, já que é descontado diretamente da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas.

Entre os bancos que deixaram de oferecer o consignado de forma temporária estão:

– Caixa Econômica Federal
– Banco do Brasil
– Itaú Unibanco
– Bradesco
– Mercantil (suspendeu só o empréstimo pessoal, o cartão consignado segue valendo)
– PAN
– Bem Promotora
– Daycoval
– PagBank (suspendeu só nos correspondentes bancários, continua oferecendo pelo app)
– C6

Para quem já tem consignado, muda algo no contrato?

Segundo os bancos, nada muda nos contratos que já estão em andamento. Apenas os novos contratos estão suspensos. Com isso, os descontos da parcela de aposentados e pensionistas continuarão a ser feitos normalmente, a cada mês, conforme o número de parcelas e o valor negociado.

Como fica a situação de quem estava prestes a assinar um contrato?

No caso dos bancos que suspenderam o consignado não haverá assinatura de nenhum novo contrato até que a rede bancária estude alternativas e possa voltar a oferecer o crédito. Na segunda (20), deve ocorrer uma reunião entre o Ministério da Fazenda, o da Previdência e a Casa Civil para debater o assunto.

Fonte: Folha de SP