Canguçu, terça-feira, 15 de abril de 2025
Menu

Manifestação denuncia agravamento das condições na Escola Irmãos Andradas após rompimento de contrato de obra

Escola foi interditada parcialmente pelos Bombeiros e pode ser totalmente interditada caso laudos técnicos não sejam apresentados em 48 horas


No início da manhã desta segunda-feira (14), a comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmãos Andradas, em Canguçu, realizou uma nova manifestação em frente à instituição para denunciar o agravamento das condições estruturais do prédio, especialmente do telhado. A mobilização ocorreu após a informação de que a empresa contratada para a obra rompeu o contrato com o governo estadual.

Segundo o diretor da escola, professor José Secundino de Vargas, a informação foi repassada pela 5ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas na última terça-feira (8). “É muito frustrante o Estado não ter uma ‘carta na manga’ para executar as ações. São perceptíveis as condições precárias”, declarou o professor, manifestando indignação com o que considera negligência do poder público.

Durante a manifestação, o Corpo de Bombeiros e o Conselho Tutelar realizaram uma vistoria nas instalações da escola. Após a inspeção, os bombeiros interditaram parcialmente o prédio e determinaram o prazo de 48 horas para a apresentação de laudos técnicos assinados por engenheiros civil e elétrico. Caso o prazo não seja cumprido, a escola poderá ser interditada completamente.

Foto: Luiz Almeida / Canguçu Online

A Secretaria de Obras Públicas informou que estuda ao menos duas alternativas legais para dar continuidade ao processo, dentre elas a contratação por dispensa de licitação. No entanto, até o momento, não há definição sobre prazos para a retomada das obras.

A comunidade teme que a demora agrave ainda mais os problemas enfrentados pela instituição e prejudique diretamente a continuidade das aulas. Esta não é a primeira vez que pais, professores e alunos vão às ruas para reivindicar melhorias estruturais. A cobrança agora é por medidas imediatas que garantam segurança e condições dignas para a realização das atividades escolares.