Projeto Eficiência Energética da Afubra contempla escola de Canguçu com sistema de energia solar
Durante a Expoagro Afubra 2023 o Verde é Vida, programa de educação socioambiental e rural da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e o Setor de Eficiência Energética, da Agro-Comercial Afubra, fizeram a entrega simbólica de um sistema de energia solar para a escola Heitor Soares Ribeiro, de Canguçu/RS. A escola, que foi a vencedora […]
Durante a Expoagro Afubra 2023 o Verde é Vida, programa de educação socioambiental e rural da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e o Setor de Eficiência Energética, da Agro-Comercial Afubra, fizeram a entrega simbólica de um sistema de energia solar para a escola Heitor Soares Ribeiro, de Canguçu/RS. A escola, que foi a vencedora da segunda edição do Projeto Eficiência Energética na Escola, ganhou um sistema de energia solar com 8 módulos de 550 Wp e dois microinversor de 2kW; o valor da instalação equivale a R$ 23 mil.
O engenheiro eletricista Elieser do Prado Bastos, gerente de Eficiência Energética da Afubra, explica que o objetivo principal é incentivar a economia nas comunidades escolares, além de conscientizar sobre o uso racional de energia elétrica. “Nesta segunda edição tivemos a adesão de 8 escolas do Rio Grande do Sul; onde 7 seguiram para a etapa final”, explica Elieser. A escolha do projeto é feita pelo Setor de Eficiência Energética da Afubra e leva em consideração quesitos como: abrangência do projeto; relevância no aspecto social local; diminuição de gastos com energia.
E a terceira edição do Projeto Eficiência na Escola já está em andamento. Para participar as escolas parceiras do Verde é Vida do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (do Grupo 1), devem se inscrever até 31 de maio de 2023; o relatório deve ser entregue até 30 de novembro do mesmo ano. O edital pode ser acessado no site da Afubra, na aba Verde é Vida, no Manual de Orientações do Auxílio ao Professor.
Confira a entrevista completa com o engenheiro eletricista Elieser do Prado Bastos e com o biólogo e professor José Leon Macedo Fernandes clicando aqui.
Texto: Jor. Luciana Jost Radtke/Foto: Divulgação