Canguçu, quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Menu

Quais as propostas do candidato Fabris Prestes para a educação em Canguçu

Plano de governo cita a implementação de tempo integral em quatro escolas da zona urbana do município


Candidato à prefeitura de Canguçu pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fabris Prestes apresenta no próprio plano de governo propostas para o setor da educação do município. Entre elas está a implementação de tempo integral em quatro escolas da zona urbana do município.

Sobre o transporte dos alunos para outros municípios, o candidato cita “apoiar o transporte dos alunos matriculados nas instituições de ensino superior e técnico que necessitam fazer o deslocamento a outros municípios”.

Conheça as propostas de Fabris para a educação em Canguçu

– Implantar a educação de tempo integral em 4 escolas da zona urbana de nosso município, introduzindo aulas de teatro, robótica, informática, empreendedorismo, esporte, dança, musica e reforço escolar no turno inverso as aulas curriculares.

– Ampliar o horário de atendimento das Escolas de Educação Infantil das 07:30h até às 19:00h de modo a permitir aos pais e mães que trabalham possam ter um ambiente seguro e que desenvolva o aprendizado das crianças.

– Garantir o cumprimento das leis 10.639 e 11.645, valorizando as culturas dos povos negros e indígenas.

– Ampliar o horário de atendimento das Escolas do Campo, com introdução de novas disciplinas que permitam o maior aprendizado do aluno.

– Realizar consulta nas Escolas do Campo sobre a continuidade ou não do atual modelo.

– Criar o Programa Ciência na Escola, o qual ira criar laboratórios de robótica e iniciação cientifica em todas as escolas da rede municipal de Ensino Fundamental.

– Criar o Programa Escola Informatizada que visa criar e/ou reativar os laboratórios de informática nas escolas municipais de Ensino Fundamental.

– Valorização dos Profissionais de Educação, garantindo o pagamento do piso do magistério aos professores e valorizando os demais profissionais da rede escolar.

– Programa Escola Inclusa, visando tornar a escola um ambiente inclusivo, com uma educação de qualidade, com acompanhamento dos alunos que possuem alguma necessidade por profissionais especializados, bem como a introdução do ensino de libra nas escolas de educação do campo e escolas de turno integral.

– Transporte escolar com acessibilidade para os alunos matriculados na rede municipal que necessitarem deste transporte adequado.

– Criar o Programa Saúde na Escola, que irá levar informações de saúde publica aos alunos da rede municipal de ensino.

– Programa Pé de Meia ao Ensino de Jovens e Adultos, o qual ira garantir o pagamento de R$ 400,00 mensais e mais R$ 2.000,00 após a conclusão do ensino fundamental aos alunos matriculados com frequência mínima de 80% e aprovação em todas as disciplinas, de modo a permitir a retomada dos estudos por jovens e adultos que estão em situação de vulnerabilidade social os quais serão o publico alvo do referido programa.

– Incentivar o acesso a universidade com ampliação dos cursos preparatórios para o ENEM, por meio de parceria com as escolas publicas estaduais e outras entidades para oferecer aulas preparatórias para o ENEM. Também buscar junto o governo federal a instalação de um campus do IF Sul em nosso município.

– Apoiar o transporte dos alunos matriculados nas instituições de ensino superior e técnico que necessitam fazer o deslocamento a outros municípios.

– Programa Escola Eficiente, visa garantir a melhoria da qualidade do ensino publico, garantindo o pagamento de bonificação aos profissionais e investimentos nas escolas que garantirem a melhora no aprendizado aos alunos.

– Ampliar o quadro de nutricionista e servidores do núcleo de alimentação.

– Implantar a Lei que garante o atendimento Psicológico e de Assistência Social nas escolas da rede municipal de ensino.

– Buscar junto ao governo estadual a implantação de Escolas de ensino médio próximas aos Assentamentos da Reforma Agraria de modo atender essa demanda dos jovens agricultores.