Quais as propostas do candidato Leandro Pipa para a educação em Canguçu
Plano de governo cita necessidade de investimento para acompanhamento das famílias e alunos
Candidato à prefeitura de Canguçu pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Leandro Ehlert (Pipa) apresenta no próprio plano de governo propostas para o setor da educação do município. Entre elas está a necessidade de investimento para acompanhamento das famílias e alunos.
Sobre a educação especial, um ponto específico é citado: “o desenvolvimento da criança de forma integral é uma das grandes metas da educação. Em se tratando da Educação Especial essa meta é um ponto crucial, pois cada estudante é um e precisa de estímulos nas diferentes áreas: afetiva, comunicativa, social, cognitiva, física e emocional. Os recursos, as atividades, o planejamento pedagógico, o olhar da escola precisa ser inclusivo e adaptativo”.
Conheça as propostas de Leandro para a educação em Canguçu
Educação infantil
– A Educação Infantil é uma oportunidade única e especial na vida das crianças, período de grande desenvolvimento infantil e construção de aprendizagens que será determinante para todas as outras consolidações no decorrer de seu crescimento. Investir no acesso a educação infantil é promover qualidade de vida para todas as crianças.
O município de Canguçu possui 06 escolas municipais de educação infantil de 0 a 3 anos e 30 escolas que oferecem educação infantil para crianças de 4 e 5 anos.
Ao pensar em propostas para melhorar a educação infantil partimos da oferta de vagas, hoje temos mais de 100 crianças que esperam por uma vaga nas escolas municipais de educação infantil de 0 a 3 anos. Atender a todos é um grande desafio, com o funcionamento da nova EMEI do Bairro Isabel, onde serão disponibilizadas novas vagas, porém, ainda haverá demanda a ser atendida, sendo o foco principal o aumento de vagas de berçário nas idades de 0 a 2 anos.
Para a oferta de novas vagas é preciso repensar também os espaços disponíveis nas escolas, a EMEI Branca de Neve no bairro Triângulo precisa de uma estrutura maior que contemple espaço de dormitórios, sala de aula, sala de AEE e pracinha para atividades ao ar livre, seria importante pensar em um novo prédio, sugerindo-se próximo a EMEF Geraldo Antônio Telesca para que as famílias já tenham a oportunidade de ao sair do período da EMEI ingressar na escola estando esta próxima e de fácil deslocamento.
A EMEI Santa Isabel precisa de uma nova organização, é muito procurada pelas famílias principalmente de pais que trabalham no comércio no centro da cidade, sua maior demanda é vagas de berçário. O prédio precisa de vários reparos e o atendimento com qualidade precisa prever um novo prédio, focando na organização de berçários.
A EMEI Maria Ivonete da Silva Tessmann precisa revisão da carga de energia elétrica pois enfrenta constantemente as quedas de energia que acarretam danos aos objetos elétricos. Seria necessário um padrão trifásico para melhor funcionamento.
No bairro Fonseca, a EMEI Santa Clara de Assis ampliou o atendimento com mais um prédio alugado onde foi possível dividir em mais duas novas turmas de berçário e maternal. A necessidade para um melhor atendimento seria maior acessibilidade para os prédios.
O trabalho realizado nas EMEIs é referência em qualidade, para esta continuidade é necessário também ampliar os espaços de formação continuada, focando nas temáticas das atividades de rotina, alimentação e cuidado, destacando a importância da continuidade da formação conjunta entre os professores e os auxiliares.
A educação infantil pré – escola de 4 e 5 anos possui uma demanda importante a ser atendida também, é necessário ampliar a oferta de vagas em escolas centrais. Poderia ser pensado a ampliação da EMEI Reverendo Joaquim, aumentando as vagas para as turmas de nível A e B, nos últimos anos a procura por vagas de 4 e 5 anos em escolas localizadas próximas do centro tem notável índice maior, neste governo, modificamos a inscrição para matrículas na Escola Reverendo Joaquim, visto que os pais enfrentavam filas em torno da escola para conseguir uma vaga. Foi organizada através do site da prefeitura a lista com as vagas disponíveis e então com prazo estipulado, os pais puderam acessar fazendo de forma on-line a
sua inscrição. Mesmo procurando atender com maior comodidade as famílias, algumas crianças ainda restaram na lista de espera, situação que é realidade também em outras escolas como a EMEF Ir. Firmina e a EMEF Victor Porto.
Outra importante alternativa seria pensar em uma nova escola de educação infantil para 4 e 5 anos na área central de Canguçu, pensando na oferta para turno integral, com atividades pensadas em contra turno investindo em música, dança, atividades físicas e arte.
Como sugestão, de prédio público, pensar na possibilidade do prédio da antiga escola Santo Antônio, pois é de fácil acesso e próximo ao centro, além de possuir local para atividades externas e salas de aula.
A formação dos professores sempre deve ser pensada como prioridade, além dos momentos coletivos de parada da rede, disponibilizar momentos nos trimestres para que as escolas realizem sua parada para reflexão e estudos voltados para a realidade de atuação, ouvindo o grupo e elencando prioridades para melhor qualidade do atendimento aos educandos.
Além do investimento em formação dos profissionais é necessário investir no acompanhamento das famílias e alunos, temos hoje uma Assistente Social na Secretaria de Educação, para melhor atender seria fundamental que no grupo de trabalho pudéssemos contar com uma psicóloga.
Ouvindo os gestores percebemos o quanto é preciso o trabalho com as questões emocionais tanto de forma individual como coletiva. A sugestão seria este profissional dividir seu tempo com dias para EMEIs e EMEFs como também para cidade e interior realizando projetos de acolhimento às famílias.
Educação fundamental, Ambiental e Trânsito
– A melhoria da Educação está diretamente relacionada com a melhoria na formação, capacitação, instrumentalização e valorização dos professores e profissionais da área da educação, sendo estes, importantes fatores para motivação dos profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino.
A Educação Integral proporciona maior desenvolvimento aos alunos em todas suas dimensões como social, emocional, capacidade Nutritiva, aprendizagem e oportunizando maior igualdade de oportunidades, de trabalho comprometido com as diferenças, ampliando a perspectiva de um desenvolvimento pleno.
Para garantia da vida, bem maior do ser humano, as condições do ambiente em que ela acontece são fundamentais. Com vista a garantir condições ideais para o pleno desenvolvimento da vida humana, nossas escolas, em todos os níveis, deverão ministrar o conhecimento do meio ambiente, de sua preservação e de sua melhoria.
Todos os dias, de uma forma ou de outra, toda a população do município torna-se participe do trânsito. Seja no centro ou nas vilas ou no interior, seja nas estradas estaduais, municipais, vicinais ou informais, o pedestre, o ciclista, o motociclista, o motorista ou o passageiro, no resumo toda a população, é agente de um processo para o qual até hoje não foi preparada. Com o objetivo de garantir o bem estar da nossa comunidade, necessitamos de ações para conscientização da comunidade e melhoria do transito do nosso município.
Educação técnica e superior
– O polo UAB Canguçu e Polo e-TEC Ederlei Barhr Zarnott, mudou-se para prédio próprio, na antiga escola Henrique Germano Brockmann, ocupando a área superior do prédio, no ano de 2022. Quando houve esta mudança, o polo estava com poucos cursos em andamento, porém no presente momento contamos com oito cursos superiores, três especializações, três cursos técnicos, uma turma de formação continuada em educação infantil e estamos com seleção aberta para mais uma especialização. Trabalhamos diretamente nestes cursos, com seis Instituições Federais diferentes, abrangendo mais de 250 alunos. Com o novo edital da Capes para 2025, temos muitos cursos aprovados e terão seleção em breve.
O polo em questões pedagógicas, burocráticas e de sistema está organizado e em constante contato buscando as parcerias, realizando pesquisas de demanda e articulando as ofertas de cursos com as universidades parceiras e que atendam as nossas necessidades. Porém frente ao crescimento da procura pelo nosso espaço, pelas novas parcerias com as instituições e a visibilidade que nossos cursos estão ganhando dentro do município e fora dele, precisamos com urgência que seja destinada uma atenção especial para a organização e ampliação do espaço físico do polo, bem como mais tempo de disponibilidade por parte da coordenação para trabalhar nas demandas.
A Universidade no município é de grande importância para a comunidade canguçuense e principalmente para o bairro onde o Polo está inserido, sendo que são constantes as manifestações positivas dos moradores a respeito do mesmo.
O Polo universitário é uma conquista para o nosso município e precisa ser mais divulgado e aproveitado, já que o prédio pertence à prefeitura municipal. Recebemos algumas formações dos professores municipais, mas são poucas, sendo que a ampliação deste prédio será de grande valia para a administração e para SMEEC que poderá contar com espaço amplo e próprio para a realização de formação continuada.
Educação Especial e Centro do Autismo
– O desenvolvimento da criança de forma integral é uma das grandes metas da educação. Em se tratando da Educação Especial essa meta é um ponto crucial, pois cada estudante é um e precisa de estímulos nas diferentes áreas: afetiva, comunicativa, social, cognitiva, física e emocional. Os recursos, as atividades, o planejamento pedagógico, o olhar da escola precisa ser inclusivo e adaptativo.
Em 2024, a rede municipal de ensino de Canguçu tem 35 escolas, sendo 5 escolas da Educação Infantil. Todas elas têm salas de recursos AEE (atendimento especializado educacional) com professores especialistas em Educação Especial. O trabalho no AEE é diferenciado, atendendo as particularidades de cada estudante e colaborativo com o professor da sala regular. Uma das grandes conquistas da Educação Especial é a parceria com a família, por isso é essencial um diálogo harmônico, de afetos e acolhimento por parte da escola.
Muito já se avançou, atualmente, atendemos na rede 562 alunos nas salas de recursos de um total de 4.712 estudantes. É importante destacar que a quantidade de alunos com dificuldade de aprendizagem é
muito grande e ocupa metade dos atendimentos das salas de recursos. E aqui temos o primeiro ponto para o plano de governo, ou seja, um olhar voltado para as dificuldades de aprendizagens daqueles alunos que ficaram com lacunas cognitivas em algum momento do percurso escolar.